Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CAMINHOS DO TABACO

O olhar do produtor: estrutura de dimensões gigantescas

Foto: Giovane Weber/Divulgação/GS

Nós finalizamos a quarta-feira, 8, em casa – e como é bom estar ao lado da família e preparar o outro dia. Até então, tínhamos percorrido 1,7 mil quilômetros, totalizando a parte Norte da Expedição (Paraná, Santa Catarina e duas propriedades no Rio Grande do Sul, completando seis propriedades). Nesta quinta-feira, 9, fomos até o Porto de Rio Grande.

É incrível ver todo esse maquinário e caminhar ao lado de um navio cargueiro com quase 300 metros de comprimento, que carrega milhares de contêineres. Muitos deles levam o nosso tabaco para mais de cem países. Com Alan Toigo, que trabalha comigo na página Fumicultores do Brasil, e o pessoal da Gazeta (Alencar da Rosa e Marcio Souza), fizemos o registro sem o chapéu, porque lá dentro tem muitas normas de segurança. Na sequência, quando publicarmos os vídeos da viagem, fecharemos com o roteiro no porto.

LEIA TAMBÉM: O olhar do produtor: tabaco amarelinho é alternativa

Publicidade

Momentos finais

Agora, nos encaminhamos para o final da nossa Expedição. Nesta sexta-feira, 10, faremos visita a uma propriedade em Turuçu, no Sul do Estado. Depois, para concluirmos, Vera Cruz, ao lado de Santa Cruz do Sul.

LEIA MAIS: O olhar do produtor: mais um mergulho no universo do tabaco

Gerenciar como uma empresa

Vale um resgate desta semana, que é a foto da propriedade de Eduardo Koch, de Taió, Santa Catarina. Eles mostram muita organização. Não se vê as estufas, porque estão dentro desse gigantesco galpão que eles têm na propriedade. Mostra que o agricultor deve gerenciar sua propriedade como uma empresa.

Publicidade

Vejo muita importância quando a gente consegue usar essas modernidades, como o drone, e mostrar as propriedades de cima, evidenciando o desempenho, a organização, as lavouras e tudo o que há. Alegro-me em ter comigo o Alan Toigo, que lida com a pilotagem de drone e pode demonstrar, durante a viagem, as estruturas não só do chão, que todos enxergam, mas sim de um ponto diferenciado, exibindo todo o trabalho das famílias.

LEIA MAIS: Caminhos do Tabaco: um roteiro pelo ambiente da produção

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.