Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ENCRUZILHADA DO SUL

Abertura da Colheita da Oliva ocorre nesta quinta-feira

Foto: Lula Helfer/Banco de Imagens

Encruzilhada do Sul é o terceiro munciípio que mais produziu nesta safra

Será realizada nesta quinta-feira, 9, a 11ª Abertura Oficial da Colheita da Oliva, em Encruzilhada do Sul. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) e será sediado na Biome Pampa, às margens da RSC-471, com a presença de autoridades municipais, regionais e estaduais, além de técnicos e especialistas da olivicultura. A programação começou às 9 horas com estações técnicas e mostras de azeites e outros produtos coloniais da região. Já a solenidade de abertura está marcada para 10h30.

LEIA MAIS: Marcas de azeite de oliva da região estão entre as 500 melhores do mundo

Um dos convidados foi o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que recebeu uma comitiva da organização na semana passada. De acordo com o presidente do Ibraoliva, Renato Fernandes, o objetivo é buscar a aproximação com o poder público e conquistar apoio para o setor. “Estarmos no Palácio Piratini representando a olivicultura nos mostra uma ligação forte com a sedimentação do nosso setor”, afirma. Ele acredita que esse apoio possa encorajar novos agricultores a investir na atividade.

Publicidade

A equipe do programa Produtos Premium, da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, que coordena o Selo Produto Premium Origem e Qualidade RS, estará no evento para conversar com produtores e passar orientações sobre a segunda edição do reconhecimento para o setor olivícola.

O regulamento de 2023 estará disponível em breve, e o período para encaminhar a documentação e as amostras dos azeites será de 15 de fevereiro a 13 de abril. Depois, haverá painel sensorial para definir os produtos chancelados.

LEIA TAMBÉM: Caminhos do Tabaco: o cenário onde não há estiagem

Publicidade

Em uma parceria do governo do Estado com o Ibraoliva, o selo premium atesta a qualidade e a origem do azeite de oliva extravirgem produzido no Rio Grande do Sul. Ao todo, 73 azeites de 29 produtores do Estado receberam o selo na primeira edição do reconhecimento setorial – o que representa mais de 200 mil garrafas de azeite da safra 2022.

O anfitrião do evento, Flavio Bock, afirma que o Estado tem uma grande tradição em oferecer produtos de alta qualidade para o mercado consumidor nacional e internacional. Com o azeite, não é diferente. “A abertura da colheita é o momento em que todas as partes envolvidas nesta cultura se encontram. Assim como o selo premium, a abertura atesta o esmero de todos em fazer um grande produto”, diz Bock, que é proprietário do azeite Biome Pampa, agraciado com selo premium.

Potencial

Em 2022 a produção brasileira atingiu 2,5 milhões de quilos de azeitonas e 500 mil litros de azeite, números que devem ser pelo menos repetidos nesta safra. Estima-se que o Brasil tenha 500 produtores e 200 marcas de azeite, das quais 65% estão no Rio Grande do Sul. A expectativa do Ibraoliva é de que o País atinja 10 mil hectares com oliveiras até 2025. Encruzilhada do Sul é o maior município brasileiro em área plantada, com 1,2 mil hectares distribuídos por mais de 20 produtores e nove marcas de azeite. Destas, cinco já foram premiadas por sua qualidade em concursos de nível mundial. Há ainda outros 2 mil hectares em preparação para plantio.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.