Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

EM BRASÍLIA

Comitiva do governo do Estado articula ações de enfrentamento à estiagem

Comitiva gaúcha foi recebida pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta | Foto: Lucas Leffa/Divulgação

Uma comitiva do Executivo gaúcho iniciou nessa segunda-feira, 6, uma série de agendas junto a órgãos federais para a articulação de ações de enfrentamento à estiagem no Rio Grande do Sul. O primeiro encontro ocorreu com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, que recebeu dados sobre a estiagem no Estado. Atualmente, 254 municípios declararam situação de emergência. Desses, 237 já têm Decreto de Situação de Emergência e 125 receberam a homologação por parte dos governos estadual e federal.

Pimenta se comprometeu a levar o assunto ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nessa terça-feira, 7, e disse que o governo federal está comprometido a ajudar o Estado na questão da estiagem. Entre as pautas da reunião, estava a solicitação de alteração da Portaria Interministerial 1, de 25 de julho de 2012, do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, para que o Rio Grande do Sul seja incluído em políticas públicas que ofertam ações complementares de apoio às atividades de distribuição de água potável às populações atingidas por estiagem e seca, hoje restritas ao semiárido nordestino e ao norte de Minas Gerais e do Espírito Santo.

LEIA TAMBÉM: Rio Grande do Sul estabelece Estado de Atenção durante período de estiagem

Publicidade

A comitiva também busca investimentos na área de prevenção à estiagem e ações de resposta que garantam o acesso à água potável e segurança alimentar e nutricional para famílias em vulnerabilidade social, especialmente povos e comunidades tradicionais.

A comitiva terá outros compromissos nos próximos dias. Nessa terça-feira, o coronel Boeira e o coronel Marcus encontraram o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolney Barreiros. À tarde, ambos e os secretários Santini e Fantinel tiveram uma reunião com o presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, e com a secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, Lilian Rahal.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz assina decreto de situação de emergência devido à estiagem

Publicidade

Nesta quarta-feira, 8, a comitiva participará de uma audiência com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e com o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.