Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

segurança pública

Reinauguração do Ciope é uma das metas do Comando Regional da Brigada Militar para 2023

Na manhã desta terça-feira, 7, o Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRPO/VRP) e os componentes da nova mesa diretora da Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul visitaram o Centro Integrado de Operações e Emergências (Ciope). No local, foi investido em torno de R$ 150 mil, com recursos oriundos do Poder Legislativo. O repasse aconteceu no ano passado, durante a gestão do vereador Rodrigo Rabuske (PTB).

Com o valor, foi possível efetuar o aparelhamento do Centro Integrado, além da compra de armamento para o 23°BPM. Neste manhã, foram planejadas algumas ações para este ano. Uma das principais é a reinauguração do Ciope. A unidade é uma central de despacho e atendimento de ocorrências urgentes ou emergenciais, com atuação regional.

LEIA TAMBÉM: Prefeitura e BM ampliam parceria para o videomonitoramento

Publicidade

Para viabilizar essa meta, o Ciope aperfeiçoará a estrutura operacional, assegurando o atendimento rápido, que consequentemente, permitirá a execução das ações de forma integrada e otimizada. Uma das melhorias se refere à tecnologia denominada Sinesp CAD – Central de Atendimento e Despacho, que permite o suporte a serviços públicos emergenciais, integrando o atendimento de forças de Segurança Pública e outros órgãos, otimizando a gestão de recursos e diminuindo o tempo de resposta, além de melhorar o planejamento operacional.

A centralização do sistema de GPS das viaturas da região é outro ponto a ser aperfeiçoado. Além de ser útil para o melhorar o planejamento e o controle operacional e administrativo, mostra-se importante para o policial militar em serviço, como meio de navegação, auxiliando-o a chegar de forma mais rápida aos locais de ocorrência.

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz do Sul recebe novos veículos para Brigada Militar

Publicidade

Outro ponto é a Vigilância Colaborativa, ferramenta voltada à otimização das ações de polícia e inteligência policial. Ela permite a disponibilização de imagens em tempo real para os órgãos policiais, possibilitando a análise e elucidação de crimes. Por consequência, ajuda na obtenção de resultados satisfatórios para a sociedade, ampliando o espectro de abrangência frente ao combate da criminalidade e violência.

O Ciope também vai contar com a tecnologia de percepção de imagens através de Video Wall, que consiste em uma rede de telas digitais gerenciadas de forma centralizada e programáveis para exibir informações, viabilizando tomadas de decisões mais assertivas, em um curto espaço de tempo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍCIA

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.