A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu, em 2022, 11 comissões de avaliadores do Ministério da Educação (MEC) para reconhecimento de cursos de graduação à distância. Destes cursos, 10 receberam o reconhecimento com conceito 5, a nota máxima dos processos de avaliação do MEC. Apenas um deles obteve reconhecimento com conceito 4, também considerado um ótimo resultado, na escala que varia de 1 a 5.
Para o diretor de Formação Continuada e Tecnologia Educacional da Unisc, professor Rudimar Serpa de Abreu, analisando as avaliações é possível concluir que os dados resultam de ações estratégicas definidas pela Universidade. Para isso, a Unisc elaborou um Plano de Gestão da Educação a Distância (EAD).
LEIA TAMBÉM: Unisc está recebendo inscrições para cursos de curta duração
Publicidade
“Este documento tem como ponto de partida os referenciais de qualidade para educação a distância do MEC, bem como o instrumento de avaliação de cursos de graduação a distância. Aqui propomos a institucionalização de procedimentos de EAD na Unisc, que assegure a autonomia institucional e a qualidade pedagógica dos cursos, através de um processo gradual e contínuo, no qual valores e estruturas inovadoras sejam incorporados organicamente na instituição, respeitando e alterando as práticas já sedimentadas”, fala.
Os referenciais de qualidade para EAD da Unisc têm como base a legislação estabelecida no âmbito federal e os compromissos assumidos no projeto de desenvolvimento institucional da Universidade. “Trazem um conjunto de parâmetros teórico-metodológicos e operacionais norteadores da elaboração, execução e avaliação dos cursos e atividades a distância desenvolvidas no âmbito da Unisc.”
LEIA TAMBÉM: Ministério da Educação divulga cursos que serão avaliados no Enade 2023; veja se o seu está na lista
Publicidade
Nesse sentido, conforme o diretor, os resultados das avaliações comprovam que a universidade atende a um conjunto de dimensões fundamentais da organização da EAD. “O Design Educacional elaborado conforme concepção pedagógica do curso; os parâmetros para interação entre docentes e discentes organizados por meio dos Sistemas de Comunicação utilizados; a roteirização do estudo e organização do conteúdo na produção do material didático; o processo de acompanhamento e validação do que foi apreendido pelos alunos; a valorização do trabalho coletivo para oferta de conteúdo com qualidade expresso nas diferentes linguagens com a atuação de uma equipe multidisciplinar; as demandas de infraestrutura para acesso e difusão do conhecimento mobilizado e produzido nos cursos; a agilidade da gestão acadêmico-administrativa”, cita.
Avaliação
O processo avaliativo conta com três dimensões que são criteriosamente avaliadas: Organização Didático-Pedagógica; Corpo Docente e Tutorial; e Infraestrutura. Na avaliação, as notas são atribuídas aos indicadores de cada uma das dimensões, em uma escala de 1 a 5, onde 5 é a nota máxima.
- Superior de Tecnologia em Gestão Financeira – 5
- Superior de Tecnologia em Gestão de RH – 5
- Superior de Tecnologia em Logística – 5
- Administração – 5
- Letras- 5
- Pedagogia – 4
- Superior de Tecnologia em Processos Industriais – 5
- Serviço Social – 5
- Ciências Contábeis – 5
- Superior de Tecnologia em Marketing – 5
- Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 5
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!