O geólogo, ambientalista e escritor José Alberto Wenzel, colunista da Gazeta do Sul, na qual escreve quinzenalmente, aos sábados, foi eleito para a cadeira número 7 da Academia de Letras do Brasil, cujo patrono é o escritor carioca Lima Barreto. Também ex-prefeito de Santa Cruz do Sul e ex-chefe da Casa Civil do governo do Estado na gestão de Germano Rigotto, Wenzel já integra a Academia Rio-grandense de Letras (ARL) e a Academia de Letras de Santa Cruz do Sul, da qual é membro fundador.
LEIA TAMBÉM: Theodor Amstad: o patrono do cooperativismo
Nascido em Cerro Largo e há muitos anos radicado em Santa Cruz, agora vê seu nome entre escritores de destaque de todo o Brasil. Mais recente do que a centenária Academia Brasileira de Letras (ABL), esta fundada por Machado de Assis em 1897, a Academia de Letras do Brasil (ALB) foi constituída em 1987 e tem na presidência Marcos Freitas, um especialista em recursos hídricos e meio ambiente, áreas de interesse do próprio Wenzel.
Publicidade
Outro santa-cruzense é membro da ALB, o professor, ensaísta e escritor Flávio Renê Kothe, radicado em Brasília, também colega de Wenzel na Academia santa-cruzense.
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade