O Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz foi palco da atividade de encerramento da Oficina de Criação de Moda Barbie, na manhã dessa quinta-feira, 26. Um desfile apresentou, para pais e familiares, a coleção produzida pelas meninas que participaram das aulas promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura.
A instrutora, artista plástica Valquíria Ayres Garcia, revela que, durante a oficina, as crianças aprenderam diversos recursos como costura, alinhavo, pregar botões e colchetes, utilizar moldes e cortar tecidos. A turma contou com nove encontros e 16 participantes, de 7 a 12 anos.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: crianças autistas assistem ao jogo entre Avenida e Inter
Publicidade
Na passarela, as participantes da oficina, meninas entre 7 e 12 anos, apresentaram o resultado do trabalho, com quatro coleções para Barbies: Praia, Casual, Festa e Noiva. Valquíria explica que, apesar de a oficina trabalhar com a produção de roupas para bonecas, ela trata muito mais de estilismo e não pode ser considerada uma mera brincadeira.
Ela considera que a oficina, realizada há mais de 20 anos, vem cativando gerações de santa-cruzenses ao longo do tempo. “Durante todos esses anos de curso, vejo um retorno maravilhoso. Mães que já participaram quando crianças hoje trazem suas filhas”, comemora.
LEIA TAMBÉM: Projeto estimula o esporte nas férias para cerca de 300 crianças nos bairros de Santa Cruz
Publicidade
O secretário de Cultura, Marcelo Corá, elogiou a atividade. “Essa é uma oficina tradicional e muito aguardada nas férias escolares. Além de ocupar o tempo das alunas, leva de forma lúdica a criatividade e o comprometimento, pois o curso termina em um lindo desfile onde as estrelas são os vestidos feitos,” comentou. Entre as estilistas mirins, a alegria com o aprendizado foi muito grande.
Por gostar de desenhar e costurar, Larissa Muller Noronha, de 10 anos, aceitou imediatamente o convite da mãe para participar da oficina. “Com o que aprendi, posso costurar vestuário para minhas bonecas e roupas para gente também”, afirmou. Outra menina, Érica Luiza Sehnen, de 9, também viu possibilidades de aplicação do aprendizado na vida real. “Agora já posso reparar minhas roupas, não preciso mais pedir para a minha avó”, declarou.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!