Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PROBLEMA

Moradores de Passo do Sobrado dizem que obra afetou a oferta de água

Desde o fim do ano passado, moradores das regiões de Taquari Mirim e Campos do Sobrado, em Passo do Sobrado, convivem com a falta de água. O problema se agravou nos últimos tempos em razão das altas temperaturas.

Famílias ouvidas pela Gazeta do Sul e que não quiseram se identificar revelaram que diversos poços e cacimbas estão ficando sem água na região. Isso teria começado a acontecer depois que um poço foi perfurado em uma propriedade próxima. Segundo os moradores, em razão dessa obra houve redução no fornecimento para os demais.

LEIA TAMBÉM: Nove municípios do Vale do Rio Pardo são contemplados com maquinário do Estado

Publicidade

Sem alternativa, a comunidade passou a utilizar a rede hídrica municipal, que fica a cerca de 1,6 quilômetro de distância. A preocupação é que a rede pública também seja afetada pela vazão do poço artesiano da propriedade rural, que, segundo os moradores, tem autorização para retirar 850 mil litros de água por dia.

Um abaixo-assinado foi elaborado pedindo que o Departamento de Recursos Hídricos (DRH/RS) e o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Taquari-Antas faça um novo estudo para avaliar se o poço da propriedade, que é produtora de arroz, pode estar comprometendo o abastecimento da cidade.

O DRH informou que a licença do produtor para a retirada de água não é definitiva, e que o órgão já solicitou a realização de reparos no sistema. “Não houve qualquer emissão de portaria de outorga definitiva para ele (o produtor) até o momento. O processo está com ele e seu respectivo responsável técnico para corrigir/esclarecer diversas inconsistências encontradas durante nossa análise. Se não adequar à legislação e normas vigentes, ele terá o processo indeferido e será solicitado o tamponamento”, informou a Divisão de Outorga do DRH/RS em comunicado.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Santa Cruz vai contar com Vara da Violência Doméstica a partir de março

Providências

O vereador Elísio Machado (PDT) levou o assunto à Câmara de Passo do Sobrado. “A comunidade não entende como o Estado, o DRH/RS e o comitê das bacias hidrográficas autorizaram e concederam a ele a outorga, sendo que a comunidade é povoada com muitas famílias. Uma das maiores comunidades de Passo do Sobrado é de Taquari Mirim, em conjunto com Campos do Sobrado. Inúmeras famílias hoje sofrem e se sentiram prejudicadas, pois muitos poços artesianos que existiam na região acabaram secando”, apontou.

O vereador solicitou o encaminhamento de um pedido de solução ao DRH/RS e ao Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Taquari-Antas, na qual Passo do Sobrado está inserido, bem como aos órgãos municipais.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.