Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Na tela

Médico do HSC será retratado em série da Netflix sobre a Boate Kiss; veja trailer


“Por memória, por justiça, e para que não se repita.” Essa é a frase que a Netflix vem usando na divulgação de sua mais nova produção, que irá contar um dos episódios mais tristes da história do Rio Grande do Sul. Na quarta-feira, 25, a plataforma de streaming lança Todo Dia a Mesma Noite, uma série com cinco capítulos, produzida pela Morena Filmes.

A obra foi inspirada no livro de mesmo nome em que a jornalista Daniela Arbex detalha a tragédia na Boate Kiss. Na próxima sexta-feira, 27, o fato sem precedentes completará dez anos. No dia 27 de janeiro de 2013, 242 jovens perderam a vida durante um incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria. O caso ainda carece de resolução na esfera jurídica, após condenação de quatro réus e posterior anulação do júri ocorrido em 10 de dezembro de 2021.

LEIA MAIS: Caso Kiss: anulação do júri decepciona pais e familiares das vítimas

Publicidade

A trama ficcional reproduzirá diferentes momentos da noite do incêndio. Uma parte, em especial, mostrará um dos personagens que fez com que a tragédia, considerada a maior na história do Rio Grande do Sul, não fosse ainda pior. Atualmente atuando na ala vermelha, de alta complexidade, do Hospital Santa Cruz (HSC), o médico Carlos Fernando Drumond Dornelles, de 44 anos, trabalhava no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Santa Maria na época do incêndio na Kiss.

Ele foi o responsável pelo gerenciamento de crise que se instalou na área de Saúde, na cidade, e tomou decisões que resultaram no salvamento de muitos jovens naqueles dias. Parte de sua história no episódio, contada de forma completa em entrevista para a série de reportagens Tragédia da Kiss: O Julgamento, lançada pela Gazeta antes do júri dos réus em 2021, agora será detalhada também na Netflix. O ator Pablo Sanábio, que já atuou em séries como S.O.S Emergência e Sob Pressão, ambas da Rede Globo, interpretará Dornelles na minissérie.

Dornelles hoje atua em Santa Cruz do Sul | Foto: Banco de Imagens/Gazeta do Sul

LEIA MAIS: O médico do HSC que gerenciou a crise na tragédia da Boate Kiss

Publicidade

A semelhança entre os dois chama a atenção. “Sei de tempo sobre o desenvolvimento da produção de cinco episódios para a Netflix, e que minha história seria contada, mas não acompanhei a produção. Vou assistir quando sair. Sei que será uma série bem impactante, com muitos detalhes e que conta as histórias dos personagens do livro da Daniela, no qual faço parte do primeiro capítulo, intitulado Guerra”, comentou Dornelles.

Ele foi convidado para participar do lançamento da série, que será em Santa Maria, e avalia se conseguirá se deslocar até a cidade. Nessa sexta-feira, a jornalista Daniela Arbex enfatizou que o papel de Sanábio acaba por ser uma grande homenagem a todos os profissionais da área da Saúde. “Através desse personagem, a gente consegue homenagear todos esses grandes heróis, que trabalharam incansavelmente para cuidar dessas pessoas e minimizar o sofrimento”, comentou a autora.

LEIA MAIS: Relembre os principais momentos do julgamento do Caso Kiss

Publicidade

Obra ajudará o público a compreender como tudo aconteceu

Para não gerar um possível constrangimento na população de Santa Maria, a produção de Todo Dia a Mesma Noite optou por não realizar gravações na cidade. Entretanto, foram oito dias de produção em Bagé. A minissérie será lançada em mais 180 países pela Netflix. Diferentemente dos vídeos e fotos que circularam após o incêndio na Kiss, a série detalha as histórias por trás da tragédia, como a de Dornelles, que estava dormindo quando foi acionado, e de familiares que acabaram perdendo seus entes.

“A minissérie torna mais palpável a impressão que as pessoas tiveram no livro. Será algo mais próximo do que aconteceu. Acho que isso tem um poder informativo e, principalmente, educativo, pois traz informações sobre prevenção, atendimento, investigação policial, o que torna mais fácil as pessoas compreenderem como aconteceu”, salientou o médico do HSC, que é ex-militar e trabalhou pelo Exército em missão no Haiti, em 2010.

LEIA TAMBÉM: Netflix anuncia minissérie sobre incêndio na Boate Kiss

Publicidade

A série tem direção geral de Júlia Rezende, com direção de Carol Minêm e roteiro de Gustavo Lipsztein. No elenco, além de Sanábio, estão Thelmo Fernandes, Paulo Gorgulho, Bianca Byington, Leonardo Medeiros, Débora Lamm, Raquel Karro, Bel Kowarick, Erom Cordeiro, Paola Antonini, Nicolas Vargas, Flávio Bauraqui e Laila Zaid. “É uma grande responsabilidade contar uma história ficcional inspirada em um fato real que destruiu a vida de tantas pessoas e chocou o País. Queremos dar luz, da maneira mais sensível e honrosa possível, à perspectiva de quem viveu tudo aquilo de perto, e ainda vive”, afirmou a diretora Júlia Rezende.

A autora Daniela Arbex relatou como foi fazer parte dessa produção. “O resultado é um trabalho muito potente, que faz a gente sair da zona de conforto para se colocar no lugar dessas famílias e repensar o nosso presente, para que possamos entender como chegamos até aqui e o que podemos fazer de diferente para mudar o futuro”, salientou Daniela. “Mantenho contato com as famílias e nunca perdi a ligação com a história. É um privilégio transformar memória afetiva num trabalho de tanta qualidade como é a minissérie, que vai permitir que a gente conte essa história que vai tocar todo o mundo.”

LEIA TAMBÉM: Jornalista Daniela Arbex espera que a ‘verdade’ esteja presente no julgamento

Publicidade

Além de Todo Dia a Mesma Noite, uma outra série, esta documental, intitulada Boate Kiss: A Tragédia de Santa Maria, será lançada pela Globoplay na quinta-feira, um dia depois da estreia da produção da Netflix. Também dividido em cinco episódios, o trabalho, dirigido pelo jornalista gaúcho Marcelo Canellas e realizado em parceria com o coletivo audiovisual de Santa Maria TV Ovo, relata o sofrimento de pais de vítimas e sobreviventes do incêndio.

Bastidores

Nessa sexta-feira, 20, a Netflix divulgou um vídeo de bastidores da produção. Conforme a própria plataforma de streaming, no vídeo, o elenco conta sobre o processo de preparação e o que os levou a participar da produção. Confira abaixo:

LEIA TAMBÉM: “O sentimento é de extrema frustração”, diz presidente da associação de familiares após anulação de júri

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.