Mais um integrante do grupo de Santa Cruz do Sul que esteve em Brasília no fim de semana das invasões aos prédios dos Três Poderes foi solto. Trata-se de Carlos Aimoré Pereira Firpo, de 58 anos, que está entre as 60 pessoas libertadas nesta quarta-feira, 18, pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
As solturas foram determinadas porque, segundo o ministro, não há provas de envolvimento nos atos violentos registrados no dia 8 de janeiro. A defesa de alguns dos presos de Santa Cruz vem sustentando que o grupo, que viajou na antevéspera dos ataques, só chegou a Brasília no fim da tarde de domingo e, portanto, não participou das depredações.
LEIA TAMBÉM: Ministro do STF converte em preventiva 140 prisões por atos golpistas
Publicidade
Ainda assim, os soltos terão que cumprir medidas cautelares, incluindo recolhimento domiciliar à noite e nos finais de semana, com uso de tornozeleira eletrônica, e obrigação de apresentar-se semanalmente ao juiz da comarca de origem, além de suspensão de eventuais portes de arma e proibição de uso de redes sociais e de comunicação com outros envolvidos. Eles também estão proibidos de sair do país e terão que entregar os passaportes.
Na mesma decisão, o ministro manteve a detenção de 140 pessoas, que tiveram a prisão em flagrante convertida em prisão preventiva, sem prazo para terminar. Nenhum dos integrantes do grupo de Santa Cruz está nessa relação. Outras 11 pessoas do grupo – oito homens e três mulheres – seguem presas, aguardando que Moraes analise as atas das audiências de custódia, o que deve ocorrer até o fim da semana. Eles estão recolhidos no Centro de Detenção Provisória do Complexo da Papuda e na Penitenciária Feminina do Distrito Federal, conhecida como Colmeia.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Confira mais sobre esse assunto
Publicidade