Duas unidades do Vale do Rio Pardo da Cooperativa Agrícola Mista General Osório Ltda. (Cotribá) receberam investimentos na ampliação no último ano, para aumentar a capacidade de estocagem. As obras em Encruzilhada do Sul e Pantano Grande fizeram parte da aplicação de R$ 160 milhões, incluindo a aquisição de quatro novas unidades de recebimento de grãos – duas em Ibirubá e duas em Santana do Livramento – e também o aumento da filial de Cachoeira do Sul.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura quer lançar edital para duplicação de novo trecho da BR-471
Responsável pelo recebimento anual e armazenamento de cerca de 1,2 milhão de toneladas de grãos – principalmente soja, trigo, milho, cevada, aveia e canola –, provenientes do Rio Grande do Sul, a Cotribá agora tem capacidade de estocagem de 12,7 milhões de sacas. “O armazenamento sempre foi um dos principais desafios do agronegócio. Se queremos crescer, temos que ter uma estrutura pronta para o recebimento da safra”, afirma o vice-presidente da Cotribá, Enio Nascimento.
Publicidade
O ano de 2023 também será marcado pela conclusão, no segundo semestre, da primeira fase da nova fábrica de rações em Ibirubá, que irá ampliar de 100 mil para 300 mil toneladas a capacidade anual de produção de rações da cooperativa. São projetados 170 empregos, num investimento total de R$ 150 milhões, para produção de ração de bovinos de leite e corte, suínos, aves, equinos, ovinos e suplementos minerais.
LEIA TAMBÉM: Reforma da Rodoviária está 58% concluída; veja as etapas
A unidade é totalmente automatizada e contará com sistemas robotizados no ensaque e expedição. A Cotribá já tem duas fábricas de rações, em Ibirubá e Tapera, e é a maior produtora de rações para o gado leiteiro do Estado.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade