O prefeito de Sobradinho, Armando Mayerhofer, assinou nesta quarta-feira, 11, o decreto que declara situação de emergência no município em virtude da estiagem. A medida tem validade pelo período de 180 dias. A decisão ocorreu após reunião nessa terça-feira, 10, com o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Jair Cremonese, com o coordenador da Defesa Civil, José Carlos Spanevelo, e com o técnico da Emater, Evandro Cremonese, que apresentaram relatos e números das perdas no setor da agricultura, piscicultura e pecuária.
O prejuízo inicial apontado no levantamento prévio é de R$ 33 milhões. O relatório da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da Emater mostra que as perdas registradas até terça-feira atingem 55% das lavouras de feijão, 50% das de milho, 40% na produção de silagem, 35% na horticultura, 30% na produção leiteira, tabaco e uva, 25% na soja, 20% na piscicultura e 10% no bovino de corte.
LEIA MAIS: Rio Grande do Sul estabelece Estado de Atenção durante período de estiagem
Publicidade
Conforme o decreto, a falta de chuvas regulares nos últimos meses aumentou o déficit hídrico, o que comprometeu as safras das culturas de sequeiro, bem como o abastecimento de água na zona rural. O prefeito Mayerhofer informou que o decreto, juntamente com as informações técnicas do município referente à situação em consequência da escassez de chuva nos últimos meses, serão encaminhadas ao governo do Estado para serem homologadas.
Em caso de resposta positiva, o município poderá contar com recursos estaduais e federais para auxiliar os produtores no enfrentamento à estiagem. A Prefeitura já disponibilizou todo o aparato possível para minimizar os problemas, bem como para assistência e socorro aos afetados. O decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário de reconstrução.
LEIA TAMBÉM: Estiagem: Corsan orienta consumidores sobre economia de água
Publicidade
A medida também serve para os produtores recorrerem aos programas de auxílio do Ministério do Desenvolvimento Agrário, como, por exemplo, a renegociação de dívidas do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) e do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade