Acompanhando a queda do nível do Arroio Castelhano e as dificuldades de captação de água por parte da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a Prefeitura de Venâncio Aires emitiu decreto de situação de emergência no fim da tarde dessa segunda-feira, 9. Paralelo a isso, durante todo o dia, a Secretaria de Meio Ambiente e a Defesa Civil Municipal orientaram arrozeiros e a população para a necessidade de economia de água. O objetivo é evitar o desperdício para impedir o desabastecimento nas torneiras.
LEIA TAMBÉM: Venâncio Aires ativa segundo caminhão-pipa para abastecimento
Com chuvas irregulares e calor excessivo, a administração municipal orienta a população em geral a utilizar a água sem que haja qualquer perda. Além de uma campanha publicitária com o slogan Toda gota conta, proprietários de lavouras de arroz foram visitados para, temporariamente, não retirarem água do Arroio Castelhano.
Publicidade
“Na tarde dessa segunda-feira, as máquinas interromperam a captação de água no Castelhano devido ao nível crítico do arroio. Estamos aguardando melhorar para voltar a trabalhar nas próximas horas”, informou o gerente local da Corsan, Ilmor Döhr.
LEIA TAMBÉM: Com cenário crítico, cisternas garantem água para os produtores em Santa Cruz
O prefeito Jarbas da Rosa lembra que, no último ano, nessa época já havia decreto de emergência e racionamento em vigor. “Para evitar medidas mais drásticas de racionamento é que estamos pedindo a colaboração de todos e o cuidado para o uso consciente da água”, destacou.
Publicidade
Desde o mês de novembro, o governo municipal abastece o interior, diariamente, com dois caminhões-pipa. Há possibilidade de disponibilizar um terceiro veículo nos próximos dias. Além disso, mais de 50 caixas d’água já foram distribuídas para famílias carentes armazenarem água e houve a construção de 200 açudes no interior para atendimento dos animais.
LEIA TAMBÉM: Aumenta número de municípios em situação de emergência pela estiagem
Embate com a Corsan
A administração municipal acompanha os problemas no abastecimento, como a coloração da água e o mau cheiro. Depois de ter multado a Corsan no último episódio de desabastecimento de água, o município cobra a apresentação do projeto previsto em contrato para uma fonte alternativa de captação e reservatório para Venâncio Aires. O prazo para apresentação do projeto técnico definitivo vai se encerrar no primeiro semestre deste ano.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade