O Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) e a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), estarão coordenando a 7ª edição do Fórum da Diversificação, junto à Expoagro Afubra 2023. O tema desta edição será “Modelos cooperativos na agricultura familiar de alimentos” com foco na organização, produção, agroindustrialização, mercado e comercialização de alimentos.
Para tanto, as instituições se reuniram na manhã desta quinta-feira, 5, para oficializar o convite aos presidentes e representantes das cooperativas da região, para que apresentem cases. Entre as participantes devem estar Coopervec (Vera Cruz), Coopersanta (Santa Cruz do Sul), Coopasvale (Passo do Sobrado e Vale Verde), Cooprova (Venâncio Aires), Cooperlaf (Boqueirão do Leão), Ecovale (Santa Cruz do Sul) e Copromel (Santa Cruz do Sul).
LEIA TAMBÉM: Prefeitura quer reforçar energia no interior de Santa Cruz
Publicidade
O evento será realizado no dia 22 de março, às 14 horas, no Auditório do Parque da Expoagro. Conforme o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, a produção e a oferta de alimentos aos mercados consumidores regionais é uma potencial alternativa de diversificação na agricultura familiar. Nos últimos anos, o Vale do Rio Pardo teve uma evolução muito importante neste tema. Embora alguns desafios ainda estejam presentes e que certamente serão também considerados no evento, a organização de agricultores familiares no Vale do Rio Pardo, região expoente na produção de tabaco, torna-se exemplo e inspiração de como aproveitar este potencial em outras regiões e fortalecê-lo regionalmente.
O presidente lembra que, no início dos anos 2000, iniciou-se uma intensa e forte discussão sobre o tema, resultando na montagem de um projeto de Mini Ceasa Regional como forma de estruturar o mercado e incentivar a produção. Decorreu, inclusive, a inserção e classificação do projeto numa Consulta Popular conquistando recursos do orçamento estadual para implementação. A partir daí houve muitos avanços, com a participação de várias entidades do setor público e privado, e políticas públicas que fomentaram iniciativas para o desenvolvimento destas organizações cooperativas.
LEIA TAMBÉM: Mau estado da VRS-858 causa novas reclamações
Publicidade
De acordo com Petry, as cooperativas são importantes exemplos de uma organização em rede, que objetivam o fortalecimento da economia local. A proposta do evento a partir das cooperativas é de trazer indicadores que mostrem a realidade desse segmento, as potencialidades, mas também os gargalos. Aspectos como o volume de produção anual de cada cooperativa, o mercado, número de famílias envolvidas, a organização, o histórico, as políticas públicas, os desafios e perspectivas de cada uma, deverão permear o encontro, que também vai contar com momento para perguntas e debate.
O evento será aberto ao público em geral, e pretende-se contar com a participação de alunos de escolas técnicas bem como, secretários municipais de Agricultura, lideranças do setor, entidades e organizações ligadas e interessadas ao tema. Pretende-se, ao término do evento, elaborar uma “Carta de Intenções” para ser encaminhada a lideranças do setor rural, a fim de mostrar o que existe, dar visibilidade e buscar soluções junto aos governos para os desafios que se apresentarem.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!