Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Prevenção

Cinco postos de saúde têm atendimento suspenso em Santa Cruz

Foto: Alencar da Rosa

A necessidade de adaptação em todos os setores se fez necessária desde que a pandemia do novo coronavírus exigiu o isolamento social. Serviços públicos e privados precisaram se adequar às normas impostas pelos órgãos competentes e ações de contingência foram necessárias para atender à demanda. Não é diferente com o sistema de saúde, que é a linha de frente no combate à Covid-19 e também sofre com a diminuição exponencial de profissionais disponíveis para o trabalho.

Em Santa Cruz do Sul, foi necessária uma reorganização da Secretaria de Saúde para atender à demanda exigida pelo novo coronavírus sem deixar a população desassistida em outros casos emergenciais. Quem afirma é a Prefeitura, procurada pela Gazeta do Sul para explicar os critérios adotados nos atendimentos, após queixas de leitores que disseram não ter recebido assistência em postos do município.

LEIA TAMBÉM: Rede hoteleira está quase sem hóspedes há um mês em Santa Cruz

Publicidade

Segundo a coordenadora da Atenção Básica de Santa Cruz, enfermeira Vanda Hermes, a prioridade neste momento de pandemia é atender os casos urgentes, principalmente com sintomas respiratórios e que exigem diagnósticos precoces ante a suspeita de coronavírus. Ao mesmo tempo, tenta-se evitar a exposição e aglomeração, nas unidades, das pessoas que buscam por atendimentos eletivos (que podem aguardar por mais alguns dias, como check-up, avaliação anual, entre outros que não envolvem risco de vida ao paciente).

“Além disso, busca-se evitar o colapso da rede com atendimentos não prioritários neste momento, pois os profissionais são mais expostos e poderíamos ter mais pessoas afastadas de suas funções. Agora, as pessoas com sintomas respiratórios são prioridade. Mas em casos de outras situações emergenciais, quem chega na unidade é acolhido, atendido e encaminhado, quando necessário. A Secretaria de Saúde está seguindo as orientações do Ministério da Saúde e do Gabinete de Emergências para o melhor atendimento da população”, ressaltou a enfermeira.

A Secretaria Municipal de Saúde já se reorganiza para retomar esses atendimentos. Atualmente, também está em andamento a campanha de vacinação contra gripe nos postos.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pelo menos 150 pessoas procuraram ajuda para encaminhar coronavoucher

Atendimento é suspenso em cinco unidades

Os pacientes de cinco unidades de saúde passaram a ser atendidos, temporariamente, em novos locais. As atividades foram suspensas nos postos Belvedere, Jacob, Linha Monte Alverne, Glória e Pinheiral. O objetivo é realocar as equipes e materiais para concentrar as ações na prevenção ao novo coronavírus. Por enquanto, os usuários da unidade Belvedere devem ser atendidos no Margarida; os do Jacob, na ESF Arroio Grande; os de Linha Monte Alverne, na Dr. Pedro Eggler; do Glória, na unidade Cristal Viver Bem; e de Pinheiral, na ESF Linha Santa Cruz.

Publicidade

Os outros postos não citados seguem o atendimento. A Gazeta do Sul percorreu algumas unidades básicas de Santa Cruz do Sul e constatou que o movimento é baixo. Segundo a coordenadora da Atenção Básica, Vanda Hermes, esse fato se deve às alterações do fluxo de atendimento que a Secretaria de Saúde determinou. “Também é bom ressaltarmos que as pessoas se conscientizaram e estão buscando o atendimento só quando realmente têm necessidade.”

LEIA TAMBÉM: Região tem 45 leitos de UTI e 81 respiradores artificiais

Atualmente, a Secretaria Municipal de Saúde está com 99 profissionais fora da linha de frente nos atendimentos. Conforme levantamento feito na última quinta-feira, 79 pessoas estão afastadas das atividades. Seis delas são estagiários que foram liberados por determinação do CIEE. Outros 73 são trabalhadores contratados ou concursados, que pertencem ao grupo de risco contemplado pelo decreto 10.565 ou possuem outro atestado médico. Também há 20 pessoas fora do local de trabalho, mas em sistema home office.

Publicidade

Para atender a demandas futuras, a Prefeitura abriu cadastro para voluntários de todas as áreas. Até agora, 457 pessoas se inscreveram. Destas, 157 são da Saúde: 104 técnicos em enfermagem, 44 enfermeiros e nove médicos. As inscrições podem ser feitas por meio de formulários do Google, disponibilizados também no Portal Gaz.

LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.