Reportagens de grande repercussão, situações que viralizaram nas redes sociais e crimes que chocaram a população. No último dia deste ano, o Portal Gaz relembra cinco matérias feitas pela nossa equipe que foram sucesso entre os leitores ao longo de 2022.
Em meados de abril, um caso registrado em Candelária, revelado pela Gazeta do Sul, ganhou repercussão nacional. Foram as listas publicadas em grupos de aplicativos de mensagens, que causaram constrangimento entre os moradores da Terra do Botucaraí. As relações, com dezenas de nomes, elencavam os mais “chatos”, “velhacos”, “cornos”, supostos usuários de drogas e algumas até com caráter homofóbico.
RELEMBRE: Lista dos chatos: brincadeira de mau gosto é investigada há quase uma semana
Publicidade
Desdobramentos
A situação virou caso de de polícia. Os investigadores, liderados, na época, pela delegada Alessandra Xavier de Siqueira, observaram a situação desde o início até o aumento do nível das agressões virtuais. Isso porque, caso alguma das vítimas registrasse ocorrência, seria possível descobrir os autores das listas e eles responderiam por crime contra a honra.
Pelo menos três pessoas citadas nas listas procuraram a Polícia Civil. Com cerca de uma semana de investigação, já havia um suspeito. O homem, que seria um dos principais divulgadores, foi descoberto pelo empresário Márcio Aurélio Bataioli, alvo de uma das listagens. Após um pedido de desculpas, o caso não foi levado adiante. Após a investigação da Polícia Civil, que incluiu quebra de sigilo telefônico e requisições ao Facebook, as listas pararam de ser propagadas.
LEIA MAIS:
- Polícia de Candelária identifica suspeito de propagar listas
- Um dos propagadores das listas de Candelária pede desculpas à vítima
- Vítima desculpa autor de compartilhamento de lista difamatória
- Polícia Civil segue na busca por criadores das listas com ofensas
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade