Um antigo problema volta a chamar a atenção de quem passa pela Avenida Dom Alberto Etges, em Alto Linha Santa Cruz. Nesta semana, os moradores da região voltaram a pedir o auxílio da Gazeta do Sul para relatar as más condições do asfalto.
Segundo o comerciante Darlei Hirsch, que tem bar na beira da avenida, a situação é precária e com muitos riscos para quem passa. Ele comenta que a última operação tapa-buracos nas proximidades ocorreu há mais de um ano, e o frequente tráfego de caminhões pesados amplia o problema. Em dezembro de 2020, Dirlei concedeu entrevista à Gazeta do Sul pedindo ajuda para o mesmo problema.
LEIA TAMBÉM: Leitores reclamam de situação da Avenida Senador Pasqualini após intervenções da Corsan
Publicidade
“A Prefeitura faz só tapa-buracos, é uma mínima coisa. E em alguns pontos eles nem mexeram. As empresas estão detonando cada vez mais o asfalto com os caminhões grandes. Na Secretaria de Obras falaram que iam arrumar, mas nunca arrumam”, lamentou o comerciante ontem.
O jornalista Anoar Greff reforça a opinião de que a maior causa é a passagem de veículos pesados na via. “Estive lá na terça-feira (dia 27) e verifiquei a presença dos caminhões-caçamba subindo e descendo carregados. O asfalto está todo danificado. Há relatos de pessoas que quebraram aros de moto e de carro e que saíram da pista por conta da escuridão e da falta de sinalização em alguns trechos.”
LEIA TAMBÉM: Rompimento de rede deixa parte de Santa Cruz sem água
Publicidade
O entregador Sidnei Hirsch passa pela Avenida Dom Alberto Etges pelo menos uma vez por semana. Para ele, é preciso fiscalização do tráfego no local. “O asfalto não aguenta, foi feito para carros leves. Tenho pena dos moradores que precisam passar todo dia aqui. Se a Prefeitura não tem condições de melhorar a estrada, que pelo menos fiscalize os caminhões”, sugeriu.
O que diz a prefeitura
Com relação à Avenida Dom Alberto Etges, em Alto Linha Santa Cruz, a Secretaria de Obras e Infraestrutura já possui o projeto de recapeamento para a via. O trecho tem sido prejudicado pelo excesso de peso dos veículos de carga, que ultrapassam os limites permitidos pela legislação.
Para evitar que o problema persista, a prefeitura, através da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, iniciará o serviço de pesagem dos caminhões que trafegam pela rodovia, e os condutores serão multados quando a sobrecarga estiver além do permitido. Serão monitorados não somente os caminhões de empreiteiras, como também as betoneiras de transporte de concreto. Inclusive, a prefeitura já dispõe da balança de pesagem no Centro de Operações da Secretaria de Obras e Infraestrutura.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade