Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAÚDE

Saiba como buscar atendimento odontológico gratuito em Santa Cruz

Foto: Andrea Piacquadio/Pexels

Embora muitos santa-cruzenses não tenham conhecimento, o Município oferece atendimento odontológico gratuito para todos os cidadãos, de todas as idades, em 26 locais da zona urbana e também do interior. As consultas são agendadas diretamente nas unidades ou por meio da Central Odontológica, e a marcação exige que o interessado tenha o cartão SUS atualizado. Os mesmos locais realizam atendimentos de urgência de segunda a sexta-feira durante o horário de funcionamento.

LEIA TAMBÉM: Secretaria de Saúde reforça a necessidade da vacina para crianças com comorbidades

Na área urbana, os locais são as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) Alcemiro dos Santos (Bairro Pedreira), Arroio Grande, Bom Jesus, Cohab/Renascença, Cristal/Harmonia, Esmeralda, Faxinal, Gaspar Bartholomay, Glória/Imigrante, Linha Santa Cruz, Margarida/Aurora, Menino Deus, Progresso e Rauber. Há ainda as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Avenida, Farroupilha e Jacob Schmidt. Nessas, o atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 11h45 e das 13 horas às 17 horas.

Publicidade

Há disponibilidade ainda no Centro Municipal de Atendimento à Sorologia (Cemas) e na Central Odontológica (Rua Ernesto Alves, 1.209) e também por meio do projeto Pró-Saúde, realizado em parceria com alunos e professores do curso de Odontologia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Já no interior, a população deve se dirigir às ESFs Alto Paredão, Boa Vista, Dr. Pedro Eggler (Monte Alverne) e Rio Pardinho. Os horários são das 7h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30.

LEIA TAMBÉM: Dia do Dentista: novos procedimentos representam mais saúde

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, os procedimentos realizados normalmente em consultas eletivas são preventivos, como aplicação de flúor, orientações sobre higiene bucal, restaurações, exodontias (extração de dentes), pré-natal odontológico, raio X e exames preventivos de câncer de boca, além das necessidades das consultas de urgência. No caso de pessoas com deficiência (PCDs) e pacientes acamados ou impossibilitados, são realizadas visitas domiciliares. Todos os agendamentos devem ser feitos presencialmente; por telefone, o serviço só está disponível a PCDs cadastrados.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Projeto transforma o sorriso de mais de 2 mil crianças em Venâncio Aires

Urgências nos fins de semana

Em casos de urgência nos fins de semana e feriados, não há nenhum tipo de plantão odontológico na rede de atenção básica e nos hospitais Santa Cruz e Ana Nery. A orientação é para que a população procure o Pronto Atendimento Municipal junto ao HSC, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Esmeralda ou o Hospitalzinho, no Bairro Santa Vitória.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.