Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AINDA DÁ TEMPO

Prazo para ajudar projetos sociais com o Imposto de Renda termina nesta quinta-feira

O último dia de expediente bancário do ano foi nesta quinta-feira, 29, e, também, é o último dia para antecipar a destinação de parte do Imposto de Renda (IR) devido para os fundos da criança e do adolescente e do idoso.

O coordenador da Comissão de Estudos de Voluntariado do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Gerson dos Santos, explica que o contribuinte pessoa física que faz a declaração no modelo completo pode emitir a guia diretamente no site da Prefeitura do município ou entrar em contato com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Conselho Municipal do Idoso para solicitar os dados da conta do respectivo fundo.

LEIA TAMBÉM: Saiba como destinar parte do Imposto de Renda para projetos sociais de Santa Cruz

Publicidade

Após efetuar o depósito, destinando até 6% do valor do imposto devido aos projetos sociais cadastrados nos fundos, basta enviar o comprovante para a Secretaria Municipal da Fazenda e obter o recibo que será utilizado na declaração do Imposto de Renda. O contribuinte pode, ainda, contar com a ajuda de um contador, que é o profissional habilitado a orientá-lo e esclarecer todas as dúvidas para uma destinação segura.

O prazo também vale para as pessoas jurídicas que tributam pelo Lucro Real, que podem destinar 1% do IRPJ, abatendo esse percentual na apuração mensal ou trimestral, ou na DCTF, e apenas referirem as destinações feitas no ano-calendário seguinte, quando preencherem a escrituração sobre aquele exercício. “Apesar do crescimento dos valores destinados aos projetos sociais, o Rio Grande do Sul ainda está muito longe do potencial de arrecadação. De acordo com a Receita Federal do Brasil, em 2022, apenas pouco mais de 26 mil gaúchos fizeram destinações nas declarações do IRPF, enquanto 888 mil poderiam fazê-lo”, explica Santos.

LEIA TAMBÉM: Fim do Imposto de Renda sobre pensão alimentícia: indefinições geram dúvidas

Publicidade

O coordenador da Comissão de Estudos de Voluntariado do Conselho Regional de Contabilidade observa que o potencial, em termos de valores, pode aumentar substancialmente no Estado. “Neste ano, foram destinados R$ 30,7 milhões, enquanto o potencial do Estado está estimado em R$ 597 milhões. A destinação não implica em nenhum custo a mais e é, também, um modo de o cidadão exercer seu direito de escolha sobre onde aplicar parte dos tributos, além de contribuir para uma sociedade melhor”, afirma Santos.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.