Voluntários da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) percorreram alguns bairros da cidade no sábado e domingo para aplicar testes rápidos a fim de detectar a Covid-19. Todos os exames aplicados no fim de semana tiveram resultado negativo.
Conforme a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, para completar os 500 testes rápidos necessários para a pesquisa, os visitadores seguem os trabalhos nesta segunda-feira, 13. Os resultados só serão divulgados novamente ao fim da pesquisa.
LEIA TAMBÉM: Pesquisa aplica 200 testes rápidos em Santa Cruz e todos têm resultado negativo
Publicidade
O levantamento, coordenado pela Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), com apoio de 11 universidades, tem abrangência estadual e procura entender como ocorre a disseminação da doença no Rio Grande do Sul.
Até o momento, Santa Cruz do Sul segue com apenas um paciente com diagnóstico confirmado de novo coronavírus. Trata-se de um homem de 48 anos que está em isolamento domiciliar. Além disso, exames confirmaram que uma moradora de Encruzilhada do Sul, que morreu sexta-feira no Hospital Santa Cruz, foi vítima da doença.
LEIA MAIS: Estado confirma que moradora de Encruzilhada do Sul morreu de Covid-19
Publicidade
Ao todo, Santa Cruz tem 11 casos suspeitos de Covid-19, dos quais sete são santa-cruzenses. Um paciente de 59 anos, morador de Venâncio Aires, está internado na UTI do Hospital Ana Nery. Ao todo, a região tem 22 casos em análise: além dos 12 de Santa Cruz, Rio Pardo tem quatro suspeitos; Venâncio Aires, três; Candelária, dois; e Pantano Grande, um.
Segundo a Prefeitura de Santa Cruz, durante o final de semana, a Secretaria de Vigilância Epidemiológica autuou quatro estabelecimentos que desrespeitaram as determinações do decreto de calamidade. Além disso, a pasta recebeu 33 denúncias e fiscalizou 90 empreendimentos. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, nesse domingo, 12, não foram encaminhados novos testes ao Laboratório Central do Estado (Lacen).
LEIA TAMBÉM
Coronavírus quebra a tradição de praças lotadas no domingo de Páscoa
Brasil poderá realizar até 50 mil testes da Covid-19 por dia
Publicidade
Conforme o último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na noite desse domingo, 22.169 pacientes já testaram positivo para Covid- 19 e o número de mortes em consequência da pandemia chegou a 1.223 no Brasil. A taxa de letalidade no País cresceu para 5,5%.
No Rio Grande do Sul, segundo relatório da Secretaria Estadual de Saúde, 664 casos já foram confirmados em 81 cidades e 16 pessoas morreram vítimas do novo coronavírus.
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade