Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

CÂNCER

Recursos da Justiça vão ajudar a reduzir fila de espera por atendimento oncológico na região

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

Um repasse de recursos pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul deve zerar a fila de espera por determinados procedimentos oncológicos no Estado. São R$ 94 milhões destinados para a Secretaria Estadual da Saúde. O dinheiro vai ser usado para realização de exames e procedimentos de diagnóstico relacionados a oncologia.

LEIA MAIS: Ministério Público questiona demora no atendimento a paciente com câncer na região

A ideia é zerar a fila de espera criada ainda durante a pandemia. Parte da verba também deve ser destinada para o Vale do Rio Pardo. Embora o montante ainda não tenha sido definido, ele vai ser direcionado para reduzir o tempo de espera dos pacientes oncológicos para atendimento no Hospital Ana Nery, de Santa Cruz.

Publicidade

A secretária Estadual da Saúde, Arita Bergmann, comemorou o aporte do Judiciário. “Certamente esse valor vai fazer com que consigamos diminuir o tempo de espera, vai eliminar filas em algumas áreas, especialmente de biópsias e exames. O projeto prevê algumas etapas, sendo a primeira justamente para dar conta da demanda reprimida.”

LEIA TAMBÉM: Aapecan oferece cuidados durante os 365 dias do ano às pessoas com câncer

Na região, a situação de espera por atendimento afeta, principalmente, as cirurgias oncológicas das especialidades de cabeça e pescoço, urologia e tumores de pele. Somente no que se refere à especialidade oncológica em urologia, na Coordenadoria Regional de Saúde de Santa Cruz, há uma fila de 206 pacientes, enquanto são oferecidas apenas 16 novas consultas por mês.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE SAÚDE

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.