Em meio às celebrações do Natal, convém não esquecer do aniversariante. Afinal, se este final de semana chega carregado de simbologia, como, afinal, acontece há mais de dois milênios, tudo se deve a esse menino nascido em Belém, filho de Maria e de José, e que cresceu em Nazaré.
É claro que para muitos, se não para todos os que não professam a fé cristã, as datas e as circunstâncias associadas às vivências de Jesus podem não ser plenamente conhecidas (por vezes, já nem os vinculados ao cristianismo se dedicam a entender e compreender mais e melhor seus feitos e suas mensagens). Mas é inegável que Jesus tende a ser a figura mais universal a inspirar religiosidade e espiritualidade, alcançando a todos os recantos do planeta.
Essa é razão mais do que suficiente a motivar, na passagem de mais um aniversário (na data que a igreja consensua para essa celebração), a se informar mais sobre as circunstâncias da época, e da vida de Jesus Cristo. Se opções de leituras para tanto não faltam, e a Bíblia, em uma tradução literariamente confiável seria a primeira dessas fontes, mais uma muito especial se reúne ao conjunto.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Tradições que são passadas de geração em geração
A editora Vozes, de Petrópolis, no Rio de Janeiro, conhecida por sua especialização em torno de temas como espiritualidade, religião e filosofia, assegurou a tradução e a edição da monumental obra Jesus: a Enciclopédia, liderada por um time de especialistas de primeira grandeza, tendo à frente o professor e pesquisador Joseph Doré. A série de artigos e ensaios alcança estupendas 834 páginas, e esmiúça praticamente todas as nuanças relacionadas com a existência de Jesus.
Passo a passo, cada um desses especialistas, das mais variadas áreas do conhecimento, da história e da arqueologia e da antropologia à sociologia, à filosofia e, claro, dos estudos sobre religião cristã e espiritualidade, nada escapa à curiosidade da equipe. Por isso, os organizadores advertem que, se a investigação centra seu olhar na figura de Jesus Cristo, e tomando a Bíblia como base e parâmetro a partir do qual cada acontecimento e cada circunstância são postos à mesa para elucidação, a obra volta-se a todos, e não apenas a cristãos, ou crentes.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Cras entrega brinquedos a 300 crianças de Sinimbu
Os autores enfatizam o tempo todo que cada ensaio, cada abordagem, são orientados por rigor absoluto de investigação científica, em todas as áreas, a fim de configurar uma confiabilidade plena ao texto. Justamente por essa razão, talvez seja uma das obras, e de fôlego, a assegurar a maior isenção, despida que se apresenta de interpretações puramente guiadas pela crença ou pela fé. O que se tem é um retrato autêntico, que se sugere muito confiável, e que, como tal, nos aproxima não apenas de Jesus, de sua vida, de seus feitos e suas mensagens, mas também de um tempo, de uma época, e de uma sociedade, tomada em sua plenitude.
Uma “Bíblia” dedicada a investigar Cristo
Logo nas primeiras páginas, um “Modo de Usar” esclarece sobre a concepção geral da obra e facilita ao leitor se dirigir, conforme seus interesses, a seções específicas ao longo das mais de 800 páginas. O volume é dividido em três “Livros”, por sua vez formados por partes temáticas. Os capítulos avançam em numeração contínua, de 1 a 27. Esses capítulos, por sua vez, trazem introdução geral, artigos de fundo, esclarecimentos, contrapontos e uma carta final, proporcionando tanto a especialistas quanto ao público em geral leitura prazerosa e inspiradora sobre Jesus, sua época e seu mundo.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade