A aproximação do governo Helena com o PSB não começou na sexta-feira. As conversas iniciaram-se antes da eleição e a previsão era de que o assunto só se tornasse público em janeiro, mas a prefeita decidiu antecipar. Caso o acordo se confirme, o partido pode assumir a Secretaria de Habitação, que será recriada. Fabiano Dupont, que concorreu a prefeito e vice, é o nome considerado mais provável.
Supercoligação
A entrada do PSB, se confirmada, fará com que Helena comece o terceiro ano de governo com nada menos do que sete partidos em sua base. O movimento ocorre no mesmo momento em que o MDB, com quem os socialistas estiveram coligados em 2020, se aproxima do PL, principal força de oposição.
LEIA TAMBÉM: Só aos 45
Publicidade
Menos
Embora ainda falte uma eternidade até a eleição, o cenário atual sugere que a disputa em 2024 será menos pulverizada do que a de 2020, quando a corrida pela Prefeitura contou com sete candidaturas.
A aposta
Helena não pretende antecipar nomes até o fim de janeiro, mas nos corredores da Câmara a aposta é de que Luis Ruas (PSD) será convidado a assumir os Serviços Públicos. Vereadores alegam que a nova pasta tem “a cara” do parlamentar, que dedica boa parte de seus pronunciamentos a reivindicações de zeladoria.
LEIA TAMBÉM: Fermento
Publicidade
A profecia
Na sessão de sexta-feira da Câmara, o líder de governo, Henrique Hermany (PP), fez referência a um comentário da coluna, de que a Secretaria de Serviços Públicos pode ser assumida por um vereador. “Tomara que a profecia se concretize, porque o vereador é que conhece a realidade”, afirmou.
Legado
Rodrigo Rabuske (PTB) entrega a presidência da Câmara na virada do ano com dois grandes méritos: realizou a primeira reforma regimental em três décadas e aprofundou o debate sobre o impasse da sede, que precisa ser resolvido.
LEIA MAIS TEXTOS DE PEDRO GARCIA NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!