O tempo de espera dos pacientes oncológicos para atendimento no Hospital Ana Nery, de Santa Cruz, foi tema de reunião realizada a pedido pelo Ministério Público Federal. A preocupação recai, principalmente, nas cirurgias oncológicas das especialidades de cabeça e pescoço, urologia e tumores de pele. O encontro foi na sede da Secretaria Estadual de Saúde, em Porto Alegre.
LEIA TAMBÉM: Hospital Ana Nery anuncia mudanças no estacionamento
Participaram o procurador da República Bruno Alexandre Gütschow, titular do segundo Ofício da Procuradoria da República em Novo Hamburgo; a a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann; a secretária da Saúde de Santa Cruz, Daniela Dumke; o diretor Executivo do Hospital Ana Nery, Gilberto Gobbi; e a Coordenadora Regional de Saúde, Mariluci Reis. O encontro serviu para definir encaminhamentos para que haja uma redução no tempo de espera para o tratamento oncológico. A intenção é respeitar o prazo legal previsto em uma lei de 2012.
Publicidade
O texto estabelece que o atendimento pelo SUS deve ocorrer em até 60 dias. Somente no que se refere à especialidade oncológica em urologia, na Coordenadoria Regional de Saúde de Santa Cruz, há uma fila de 206 pacientes, enquanto são oferecidas apenas 16 novas consultas por mês. A situação preocupa todos os órgãos. Também existe dificuldade para encontrar profissionais na área para aumentar o número de atendimentos nessa especialidade.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade