A Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora da Esperança, localizada no Bairro Santa Vitória, em Santa Cruz do Sul, realizou na noite dessa terça-feira, 20, a formatura de 11 estudantes do Ensino Médio. A cerimônia teve a participação de familiares, amigos, professores e funcionários da instituição, a única com oferta desse nível de ensino naquela região da cidade.
LEIA TAMBÉM: Alunos da região conquistam medalhas na Olimpíada de Matemática; veja quem são os vencedores
Os trabalhos foram conduzidos pela orientadora educacional Maria Lúcia Heidrich, a Lucinha. Visivelmente emocionada, ela exaltou o objetivo atingido pelos alunos e por todos os envolvidos na formação deles. Ressaltou que para a população geral pode parecer apenas mais uma turma concluindo a Educação Básica, mas para eles é muito mais do que isso, considerando que se trata de uma escola de periferia e há inúmeros problemas e dificuldades que acompanham essa realidade. “Sempre dizemos para eles que estudar é a única forma de alcançar algo além do básico. Hoje é um dia em que nós estamos muito felizes.”
Publicidade
O diretor da escola, Eduardo Tesche Paim, lembrou que além de todos os empecilhos, a turma enfrentou as restrições da pandemia, o que prejudicou ainda mais o aprendizado. “Essa comunidade merece esse momento. Com ele, pode mostrar que também tem condições realizar grandes feitos”, disse. Apesar do número reduzido de alunos, o diretor os classifica como “guerreiros” por terem se empenhado em concluir mais essa etapa. “Dito tudo isso, também estou muito satisfeito porque temos alguns aqui aprovados em vestibular, outros já trabalham, são muitos talentos.”
LEIA TAMBÉM: Raquel Teixeira vai continuar à frente da Secretaria Estadual de Educação
Além de concluir o Ensino Médio, aos 18 anos Ederson Felipe Machado já tem mais uma conquista para se orgulhar. Ele foi o primeiro colocado no vestibular para o curso de Letras na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). “A sensação é inexplicável. Foram dois anos de pandemia que afetaram muito o conteúdo que tivemos.”
Publicidade
Ele diz que o retorno ao ambiente escolar e a companhia dos colegas em 2022 foram fundamentais para a formatura. “É uma turma que tem uma ótima conexão. Nós que viemos da periferia passamos por tanta coisa difícil e hoje conseguimos concluir mais um ciclo. Estamos prontos para alçar novos voos.”
Ao comentar sobre o futuro, Ederson disse que pretende cursar Licenciatura em Letras. “Estou pensando em seguir nesse rumo e, quem sabe, dar aulas”, completa. A Escola Nossa Senhora da Esperança conta atualmente com cerca de 285 alunos, todos oriundos do Bairro Santa Vitória. Tem ainda 30 professores e funcionários.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!