Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ARBORIZAÇÃO

Corte de árvores na sede da Brigada chama a atenção; prefeitura se manifesta

Tipuanas estavam no local há bastante tempo e faziam sombra no campo de futebol | Foto: Divulgação

O corte de diversas árvores de grande porte no pátio e na rua ao lado da sede do Comando Regional de Polícia Ostensiva do Vale do Rio Pardo (CRBM), na Rua 28 de Outubro, em Santa Cruz do Sul, chamou a atenção de moradores próximos ou que passaram por ali nos últimos dias. As espécies estavam ao lado do campo de futebol. Várias pessoas que fizeram contato com a Gazeta do Sul questionaram o motivo da eliminação das plantas, que existiam há muito tempo naquele ponto e davam sombra para o espaço de esporte, além de oferecer um belo visual com a arborização da área.

LEIA TAMBÉM: Corte de árvores é motivo de reclamação em Rio Pardinho

O terreno onde fica o CRBM pertence ao Município de Santa Cruz do Sul e poderá entrar no processo para devolução da área do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) à Prefeitura, com a doação ao Estado como parte das contrapartidas. Ao ser consultada pela Gazeta sobre a razão do corte das árvores, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade informou que os exemplares suprimidos no pátio da Brigada Militar eram tipuanas.

Publicidade

“Trata-se, portanto, de espécies exóticas que estavam, em função de seu porte, causando risco ao patrimônio da corporação. Em se tratando de espécie exótica, a legislação ambiental não cobra qualquer tipo de licença, exceto se as mesmas estivessem em Área de Preservação Permanente, o que não é o caso”, justificou a pasta em nota.

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova poda de árvores se houver risco de acidentes

Com relação às árvores que estavam na rua, a secretaria informou que foram cortadas com autorização, após análise técnica, em função do risco junto ao muro e também por conflitarem com a fiação elétrica. No centro da cidade, de acordo com a pasta, os cabos da rede de energia são ecológicos e as tipuanas podem encostar sem problemas. Porém, na frente da Brigada, não existe esse dispositivo de segurança e as árvores já estavam começando a causar problemas na infraestrutura do prédio.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.