Cumprindo a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a Prefeitura de Santa Cruz do Sul dá sequência ao desligamento de servidores aposentados. Ao todo, 134 professores vão ser dispensados nesta segunda-feira, 19. Fato que, segundo o secretário da educação Wagner Machado, acende um sinal alerta na educação: vai ser preciso ter agilidade na reposição das pessoas que saem, para não comprometer o início do ano letivo de 2023, previsto para começar em 22 de fevereiro.
Em entrevista à Rádio Gazeta, Wagner informou que já está de olho no que fazer. Uma das alternativas é chamar os concursados ainda não nomeados. Um processo seletivo simplificado também está nos planos, como revela o titular da Educação.
LEIA MAIS: Quase 400 servidores aposentados já foram desligados da Prefeitura
Publicidade
Há a chance, no entanto, de começar o ano com turmas sem professores. “É um risco que se corre e não tem como evitar. A gente está trabalhando para resolver o problema. Como tem os prazos legais, mesmo que eu tenha a banca completa, as pessoas podem não aceitar a nomeação porque já estão em outro concurso ou por qualquer outra razão da vida. Mas eu preciso vencer o prazo legal de 20 dias, às vezes prorrogável por mais 20. Somente após é que posso pensar um processo simplificado para ir para as contratações. Então a gente precisa de qualquer forma ser ágil neste momento, para conseguir dar essa resposta”, explicou.
Nesta segunda, também foram dispensados quatro guardas municipais, dois médicos e dois auxiliares administrativos. A dispensa de servidores aposentados em Santa Cruz começou em junho, atendendo decisão do STF, e atinge 531 servidores. A maioria dos recursos impetrados por eles foi indeferido.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!