Aos 58 anos (repare, faz 59 no próximo domingo, em pleno dia de Natal, 25 de dezembro), o jornalista e escritor cearense Lira Neto, que foi patrono da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul em 2015, brinda, ele próprio, seus leitores com um grande presente para as festas de final de ano. Que Lira é um dos grandes biógrafos contemporâneos, na companhia de expoentes como Ruy Castro, Fernando Morais e mais alguns astros de um time de estrelas, isso já é mais do que consensuado.
A trilogia que dedicou a resgatar a vida e as obras do ex-presidente Getúlio Vargas seria suficiente para posicioná-lo entre os maiores e os melhores. Mas houve mais: houve sua dedicação a recuperar a história da cantora Maysa, do escritor José de Alencar, do padre Cicero, do ex-presidente Castello Branco, entre tantos outros temas.
Toda essa expertise de anos no exercício da melhor escrita, aliando o faro de investigador e historiador ao de jornalista e escritor, resulta em um compêndio, veja só, algo autobiográfico. Como um mestre que compartilha com seu público tudo o que aprendeu ao longo de sua caminhada, Lira lança, pela Companhia das Letras, A arte da biografia: como escrever histórias de vida, uma aula em 203 páginas, a R$ 64,90.
Publicidade
Mais do que voltar-se a potenciais interessados em se tornarem, eles próprios, biógrafos, o que Lira proporciona é oportunidade a seus leitores de acompanharem o intenso e desafiante esforço para cercar e levantar os fatos relevantes de uma vida, e os diversos processos que essa jornada envolve.
LEIA OUTRAS COLUNAS DE ROMAR BELING
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade