A arte emociona, de diferentes formas. Seja pelo que demonstra, pelo significado que carrega ou pelo impacto que causa em quem a aprecia. É uma forma de expressar o que existe em cada artista e também de sensibilizar quem está do outro lado.
Ismael Patrick Ilois, de 16 anos, aluno da Escola Estadual de Ensino Médio Catarina Bridi, escolheu o desenho para se expressar e nele depositar o colorido da vida. Desde a infância recorda que gostava de aplicar no papel as figurinhas que encontrava em embalagens de chiclete ou salgadinhos e desenhar carros, muitos carros.
Essa paixão artística aflorou com o passar dos anos e pelo incentivo de seus professores, pai e também de seus colegas, que recentemente organizaram uma exposição para valorizar as produções do artista.
Publicidade
Conforme a professora Catiani Salvati, Ismael recebe acompanhamento do Atendimento Educacional Especializado (AEE), onde, através de atividades individualizadas possui orientações e encaminhamento para conquistar o aprendizado da forma como lhe for mais atrativa e produtiva. “Trabalhamos também em sala de aula regular com ele, adaptando as atividades, e ele tem muito este aspecto do desenho. Nós incentivamos e hoje, inclusive, ele já está vendendo alguns de seus desenhos e outros foram encomendados”.
Ismael reproduz em desenho obras de artistas que ganharam o mundo, como Tarsila do Amaral e o seu Abaporu. “Ele faz essa representação manualmente, só olhando, e fica muito bonito. Isso nos mostra o quanto é importante a gente observar a integralidade do aluno, de como a gente pode estar observando o desenvolvimento de algumas habilidades que são específicas, e o quanto que isso contribui, não só na aprendizagem, mas também na evolução enquanto pessoas, nas possibilidades além da sala de aula”.
A educadora especial Iara Cristina Grabner, que acompanha o aluno desde pequeno, salienta que no AEE realizam atividades como projetos de pintura, entre os quais a logomarca da Escola e uma frase próximo a Biblioteca, feitas por Ismael juntamente com mais dois colegas. “Ele tem um capricho muito grande, paciência e os traços bem definidos”, ressalta.
Publicidade
Conforme Ismael, sempre gostou de desenhar e o incentivo tem o motivado a produzir ainda mais. Ao mostrar seus desenhos, fala com orgulho sobre as técnicas que utiliza, o que inspira e atrai na hora de desenhar. Entre os quais gostou de mostrar à reportagem, está o desenho do Grupo Escolar, prédio que deu origem a Escola atual.
Ainda segundo a professora de Língua Portuguesa, Maria Josefina Da Cas Sebben, o aluno demonstra grande gosto pelo desenho durante as aulas. “Um dia perguntei se ele não gostaria de fazer uma pintura, a do Abaporu, da Tarsila do Amaral. Dei para ele o livro e ele foi perfeito, reproduzindo o original somente olhando. Depois pedi que ele fizesse em mosaico e um somente com os traços. E ficou lindo. E ele foi fazendo outros vários desenhos. Então a direção e professores também incentivaram comprando materiais específicos. O Ismael é silencioso, mas ele vai para a pintura”, frisa.
A turma de Ismael, do 9º ano do Ensino Fundamental, juntamente com a professora Adiléia Soares Schmeling, organizaram uma exposição com os desenhos do colega para que toda a escola pudesse visualizar. Após, a turma do 5º ano, com a professora Vania Lenise Turcatto Kluge motivou-se a fazer o mesmo, oportunizando aos alunos do turno da tarde um momento similar.
Ismael já deu início também a arte em telas e segue com os desenhos, colorindo as aulas e o educandário, inclusive doando algumas de suas obras para quem tem o incentivado.
Publicidade
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade