Muito além de sentir a emoção do futebol pela televisão, estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Educar-se, de Santa Cruz do Sul, têm vivido a Copa do Mundo de uma maneira diferente. Durante as aulas de História e Sociologia, eles participaram do projeto “40 anos de Copas do Mundo: entre o global e o local”, desenvolvido pelo professor das disciplinas Mateus Skolaude. Para os estudos, os alunos utilizaram o acervo da Gazeta do Sul localizado na Biblioteca Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
A ideia era traçar um panorama das últimas dez Copas do Mundo desde 1982. “A proposta foi que os grupos apresentassem um contexto histórico de cada Copa, abrangendo o que estava acontecendo no País e no mundo na época”, afirma Skolaude. Durante a pesquisa, os estudantes compreenderam aspectos curiosos e gerais sobre os países-sede, como história, política, economia, cultura e religiosidade, assim como as implicações no âmbito local, isto é, a repercussão em Santa Cruz.
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Nas reportagens da Gazeta do Sul de diversos anos, os alunos buscaram por curiosidades da época da realização de cada Copa. “Como as pessoas torciam na época, onde eram os pontos de comemoração, reportagens específicas com alguns santa-cruzenses que viveram aquele contexto…”, explica.
Nesta quarta-feira, durante a aula, os estudantes apresentarão as pesquisas já finalizadas. Conforme o professor, o objetivo principal do exercício foi fazer com que os alunos compreendessem a dimensão da historicidade que existe em cada Copa do Mundo. “O trabalho não foi única e exclusivamente sobre o enfrentamento entre as seleções ao longo do tempo, mas sim a história do mundo, tentando estabelecer um paralelo com o contemporâneo.”
Cemitério Municipal
O projeto relacionado à disciplina Prática e ProduAção Científica, sobre destacar as histórias de pessoas que já morreram, está em sua fase final. O trabalho também contou com o acervo da Gazeta. As apresentações começaram nas duas últimas semanas e terminarão amanhã. A intenção foi escolher, entre os túmulos, alguns nomes para realizar uma atividade em grupo. O objetivo era destacar a história de vida daquelas pessoas, com auxílio de conteúdos estudados em sala de aula. A orientação do trabalho foi do professor de História Mateus Skolaude e da professora de Matemática Tayná Henn.
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