Com as mãos na terra, as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Vó Helma, no Bairro Brands, em Venâncio Aires, aprendem a cultivar alimentos saudáveis. Os pequenos auxiliam na plantação, no cuidado com as plantas e na venda das verduras e dos legumes cultivados por eles. O projeto foi colocado em prática após o educandário receber das secretarias de Meio Ambiente e de Educação um equipamento biodigestor, que utiliza restos de alimentos para a produção de gás e de adubo orgânico, chamado de biofertilizante.
LEIA TAMBÉM: Entenda porque as abelhas são essenciais para o ambiente e vitais para a agricultura
As profissionais da escola decidiram fazer uma horta. O trabalho envolveu familiares e alunos por meio de um mutirão para levar as mudas e realizar o plantio com adubo orgânico. Conforme a diretora do educandário, Janete Cândida Sulz-bach Bilo, cada criança também foi convidada a confeccionar um regador com material reciclável. “É muito bacana ver a felicidade deles em estarem cuidando das plantinhas”, afirma Janete.
Publicidade
Com o cultivo das verduras e dos legumes, os pequenos promoveram uma feira. A atividade arrecadou valores para aquisição de jogos pedagógicos. Além disso, o adubo orgânico, que é produzido em grande quantidade pelo biodigestor, é distribuído gratuitamente para as famílias. Mas as tarefas voltadas ao meio ambiente vão além. De acordo com a diretora, os alunos também abastecem uma composteira – que contém minhocas – com restos de alimentos, para a produção de fertilizante de solo.
LEIA TAMBÉM: Alimentação saudável: saiba aproveitar bem frutas, legumes e verduras
Segundo Janete, diariamente a equipe da Emei Vó Helma se motiva a promover atividades para que os alunos aprendam a cuidar do planeta e ter uma alimentação saudável. “Por meio dessas tarefas, os pequenos também acompanham o desenvolvimento das plantas com a utilização de adubo orgânico”, afirma.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade