Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

DESTINOS SUSTENTÁVEIS 2

Lugares que fazem muito bem à natureza e também à alma do viajante

Rishikesh, cidade indiana na base do Himalaia, às margens do Rio Ganges

Seguimos em nossa descrição de destinos em todo o mundo que possuem as maiores proporções de acomodações com sustentabilidade. E começamos com paraíso localizado onde Brasil, Paraguai e Argentina se encontram. Puerto Iguazú, cidade argentina, abriga o Parque Nacional do Iguaçu – Patrimônio Mundial da Unesco e eleito uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo.

Entre as 275 cachoeiras, a mais famosa é a Garganta do Diabo, com mais de 82 metros de altura e situada no coração do parque nacional. É possível chegar até essa paisagem a pé, por meio das muitas trilhas que dão acesso ao local. Além disso, há também um Trem Ecológico que atravessa a selva. Com mais de mil espécies de animais e plantas, ela é parte de um ecossistema ainda maior que atravessa grande parte da América Latina.

Gran Meliá Iguazú, hotel de luxo dentro do Parque Nacional do Iguaçu

Para ajudar a preservar a biodiversidade e proteger o parque, bem como a comunidade, o setor hoteleiro estabeleceu várias iniciativas, incluindo limpeza de lixo e ruas. Dessa forma, é possível garantir que o número de turistas não afete negativamente a região e as pessoas que vivem lá. O Gran Meliá Iguazú é um hotel de luxo localizado dentro do Parque Nacional do Iguaçu, com quartos que oferecem vista para as cachoeiras e para a selva.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pelo mundo: tensão e rivalidade entre vizinhos

Já na Europa, Amsterdã, a capital da Holanda, enfrentou dificuldades por anos por ser um destino muito procurado. Contudo, a cidade tem abordado o problema de forma bastante ativa ao incentivar os visitantes a conhecer áreas fora do lotado centro da cidade e distantes do conhecido Distrito da Luz Vermelha. A esperança, com isso, é espalhar os benefícios socioeconômicos do turismo de forma mais uniforme por toda a cidade e áreas ao redor.

Amsterdã, capital da Holanda: incentivo a deslocamento em bicicletas

Em termos nacionais, o governo holandês está recompensando iniciativas sustentáveis, tributando atividades poluentes, fazendo investimentos para promover uma locomoção mais saudável e incentivando o uso de transportes públicos e bicicletas. Amsterdã também está empenhada em reduzir as emissões de CO2 e tem encorajado a culinária vegana e vegetariana, tornando mais fácil para visitantes e moradores locais se alimentarem de forma mais consciente.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Pelo mundo: o pórtico da dominação europeia

Na América do Norte, a capital de Ontário, Toronto – a maior cidade do Canadá –, é um ótimo destino para quem deseja viajar de forma mais responsável. A melhor maneira de conhecer a beleza e a modernidade de Toronto é fazer um passeio com um guia. Assim, o viajante consegue evitar lugares cheios de turistas, ao mesmo tempo que conhece mercados locais e áreas de diversão hipster.

Toronto, capital de Ontário e maior cidade do Canadá, um ambiente muito apreciado

A cidade tem se esforçado para lidar com a questão da mudança climática e apoia ativamente o uso de veículos elétricos, oferece créditos de compensação de carbono e ainda introduziu a Green Roof Bylaw (Lei do Telhado Verde), em 2009, exigindo que os edifícios tenham um espaço na cobertura com vegetação. Como Toronto agora possui produtores de frutas e vegetais, além de fazendas bem próximas à cidade, o hábito de consumir alimentos vindos diretamente desses produtores foi adotado por muitos dos restaurantes mais famosos da cidade.

Publicidade

Outro destino que se ajusta muito bem ao conceito da sustentabilidade está na Ásia. Situada na base do Himalaia, e às margens do Rio Ganges, Rishikesh é uma cidade indiana rodeada por rios e montanhas, onde o viajante poderá participar de atividades de bem-estar. Além de ser um destino de renome mundial quando o assunto é ioga, meditação e caminhadas, a cidade também tomou várias medidas para ser mais sustentável, incluindo tornar-se vegetariana por lei e incentivar a alimentação à base de plantas para proteger o meio ambiente.

LEIA TAMBÉM: Pelo Mundo: Sweet home Chicago

Os riquixás – uma das principais opções de transporte tradicionais – foram equipados com motores movidos a GNC, em um esforço para reduzir a poluição. Ao mesmo tempo, artistas locais estão produzindo instalações de arte usando plásticos descartáveis.

Publicidade

Essas são apenas quatro entre dezenas ou mesmo centenas de belíssimas cidades ou regiões, em todo o planeta, que oferecem atrações inesquecíveis em termos de recursos naturais únicos. Mais do que isso, sua população soube viver e desfrutar desse ambiente sem agredi-lo, comprometê-lo ou destruí-lo, como, infelizmente, tantas cidades costumam fazer nos dias atuais, e por vezes até muito perto de cada um de nós.

*GB Edições – Da Redação

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.