O verão se aproxima e as tão sonhadas férias estão logo aí. E tão importante quanto escolher o destino, reservar hotéis e definir os passeios é fazer a revisão no carro antes de viajar. Afinal, ninguém quer comprometer a viagem por um fato que poderia ter sido evitado com uma simples passagem por uma oficina de confiança. Realizar um checkup no carro é a melhor forma de prevenir problemas e até acidentes nas estradas, muitos deles causados por falta de medidas básicas de segurança.
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De acordo com o proprietário da GT Pneus Auto Center, Jean Carlos Pedroso, fazer a revisão não só garante a segurança da sua família na estrada e de todos os outros condutores, como também preserva as condições do carro. “A revisão periódica é aconselhável a cada 10 mil quilômetros ou antes de viagens longas. Avalia-se o desgaste de vários componentes da suspensão e mecânica do automóvel, que são cruciais para a segurança na viagem, como freios, pivôs, barras axiais, amortecedores, correias, óleo, palhetas, radiador, pneus e tantos outros itens. O check list pode chegar a mais de 40 itens examinados para que a viagem não vire uma dor de cabeça”, salienta.
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Confira quais itens devem ser checados na revisão do seu veículo
Pneus – A forma mais simples de revisar os pneus é com a calibragem, de acordo com as determinações do fabricante para um carro cheio. Eles também devem estar sem desgastes e bolhas. A deterioração da banda de rodagem, quando de maneira irregular, indica desalinhamento de suspensão ou uso inadequado por longo período. Importante, também, não esquecer de incluir os estepes na revisão dos pneus. Eles precisam estar nas mesmas condições daqueles em uso, uma vez que farão as vezes em caso de necessidade de troca no meio da estrada.
Rodas – As rodas de ferro também precisam ser checadas, principalmente se apresentarem amassados. Além disso, se a pressão do pneu estiver mais baixa, pode ser que, de fato, a sua roda esteja com algum problema, e isso gera fuga de ar. Caso você note essa situação no veículo, é só levá-lo a um borracheiro. Aproveite também para observar quebras e trincas nas rodas de liga. Uma vez estragadas, elas devem ser substituídas o quanto antes.
Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas – Problemas com alinhamentos e balanceamentos do carro normalmente só são percebidos em situações de maior velocidade, como é o caso de uma viagem na estrada. Os sintomas de uma roda desbalanceada são vibrações no volante, por exemplo. Em caso de direção desalinhada, no entanto, o carro começa a “puxar para um lado”. Também dá para perceber problema com pequenos ruídos, como se alguma coisa estivesse frouxa.
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Sistema elétrico – Também é fundamental checar todas as luzes do carro: setas, freios, luz de ré, farol alto e baixo, pisca-alerta, entre outros. Além disso, deve-se verificar a bateria, o motor de partida, o alternador e, é claro, todas as lâmpadas e fusíveis do carro. Da mesma forma, é bom verificar se as luzes do painel funcionam devidamente.
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Para-brisas e sistema de limpeza dos vidros – As palhetas devem estar fluindo bem no vidro dianteiro e traseiro. Se não estiverem, o motorista não terá uma boa visão. É sempre recomendado, aliás, observar se já estão ressecadas. Os limpadores e os desembaçadores precisam estar em bom funcionamento e o nível do reservatório de limpeza também. E, em caso de ar-condicionado, é interessante ter sempre um spray antiembaçante e um paninho de algodão para ajudar na estrada.
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Equipamentos de segurança – O triângulo, o macaco e outras ferramentas, como chave de roda, devem estar em boas condições de uso e guardados de forma correta no veículo. Como são itens pouco usados, as pessoas geralmente se esquecem de conferir seu funcionamento. Imagine precisar fazer uma parada no acostamento e perceber, somente naquele momento, que uma haste do triângulo está quebrada, que falta alguma chave no kit ou que o macaco está emperrado.
Freios – Imprevistos e acidentes, infelizmente, podem surpreender o motorista na estrada. Em situações que envolvem velocidades maiores, então, é bom que o sistema de freios esteja em excelente estado para que não aconteçam problemas graves. Os freios de um carro são um dos aspectos cruciais quando o assunto é segurança no trânsito, principalmente nas rodovias. Realize sempre uma revisão preventiva e peça para conferir com atenção todos os discos e pastilhas.
Fluidos – Óleo do motor, transmissão, direção hidráulica e embreagem devem ser conferidos, além dos filtros:―filtro de ar, filtro de ar-condicionado e filtro de combustível. Em longas viagens o carro exige mais do motor, que precisa estar preparado para responder adequadamente aos comandos do condutor.
Em relação aos fluidos, eles devem estar dentro da validade de troca e no nível correto. Verifique se há presença de vazamentos, como do óleo do motor e transmissão, do líquido de arrefecimento ou do próprio combustível do reservatório de partida a frio, em caso de carros flex.
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Correia dentada – Toda boa revisão para viagem também considera as correias dentadas, que devem ser verificadas, em média, a cada 50 mil quilômetros rodados. No entanto, é interessante checar a necessidade de troca a cada 15 mil quilômetros, uma vez que podem surgir desgastes e trincas. Nunca negligencie esse detalhe do veículo, já que o rompimento da correia pode danificar de forma séria o motor.
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