Após alerta da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e visita a pontos de captação de água junto ao Arroio Castelhano, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, convocou, na manhã desta quinta-feira, 1º, reunião de emergência para adoção de medidas contra possível escassez de água no município. Diante da baixa do nível do arroio e a irregularidade das chuvas, serão adotadas ações emergenciais de limpeza e conscientização de arrozeiros. Além disso, não está descartada, inclusive, a antecipação do decreto de situação de emergência em razão da estiagem.
Com a participação do gerente local da Corsan, Ilmor Conceição Dörr, secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente, setor jurídico e Defesa Civil, o prefeito apresentou dados sobre atendimentos que já vem sendo realizados no interior, e as perdas calculadas entre 10% e 20% na safra agrícola de verão até aqui. “O que nos preocupa, no entanto, é a antecipação da situação, já que recém iniciamos o mês de dezembro e o Arroio Castelhano, nossa principal fonte de água, está seca”, destacou.
LEIA TAMBÉM: Fernando Schwanke destaca papel do agro nos debates da COP 27
Publicidade
A fiscalização a arrozeiros e a conscientização à população deve iniciar imediatamente, bem como a limpeza das margens. “Neste momento, emitimos o alerta e pedimos a colaboração de todos. Precisamos deixar de lado hábitos que gerem desperdícios e temos que nos conscientizar e fiscalizar a ação de cada um”, ressaltou Jarbas da Rosa.
Quanto à emissão de decreto de situação de emergência, o departamento jurídico trabalha na busca de subsídios para embasar o documento, que pode agilizar o recebimento de recursos e compras públicas no auxílio à estiagem.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!