Um novo pedido de vista adiou a votação, na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo da Assembleia Legislativa, do projeto de lei que prevê que a classificação do tabaco seja feita nas propriedades – e não nas sedes das empresas, como ocorre atualmente. Desta vez, o pedido partiu do deputado estadual Giuseppe Riesgo (Novo).
Autor do projeto, o deputado estadual Zé Nunes (PT) confiava na aprovação nessa quarta-feira, 30, pela comissão para que o assunto pudesse chegar ao plenário na semana que vem e ser votado antes do recesso parlamentar, que inicia em 23 de dezembro. A proposta está em tramitação desde 2015.
LEIA MAIS: Deputado espera que projeto que altera classificação do tabaco seja votado até o fim do ano
Publicidade
A sessão da comissão foi acompanhada por vereadores de municípios produtores e lideranças sindicais. Nos últimos meses, sucessivos pedidos de vista (que é quando um deputado solicita mais tempo para analisar o assunto) vêm postergando o avanço da matéria. “Por tudo o que já foi dito e discutido, eu acredito que o PL já pode ser votado na comissão e levado ao plenário”, argumentou Elton Weber (PSB).
O parlamentar propôs que, se a matéria não for votada na próxima semana ou na outra, seja encaminhado um acordo de líderes para publicação e deliberação do plenário em dezembro, mesmo sem a votação na comissão.
LEIA TAMBÉM: Viaduto do Arroio Grande e duplicação da 471 estão entre as obras previstas para 2023
Publicidade
Aloísio Classmann (União) também criticou os pedidos de vista. “Estamos tratando de uma situação onde é necessário ter transparência nas negociações para o agricultor saber o que vale o seu produto. É o que o produtor precisa”, afirmou. A classificação é a análise técnica que organiza a produção em classes de acordo com a qualidade, a partir de parâmetros definidos por órgão competente, com a finalidade de determinar o preço pago ao agricultor.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS NO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade