Os vereadores de Santa Cruz aprovaram por unanimidade nesta segunda-feira, 28, um projeto de lei que reconhece a atividade física como essencial em situações de crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais. O objetivo é assegurar que estabelecimentos voltados à prática de exercícios físicos, como academias e estúdios, possam funcionar mesmo sob restrições de circulação, como ocorreu durante a fase mais aguda da pandemia da Covid-19.
Autor da proposta, o vereador Cleber Pereira (União) alegou que os estabelecimentos foram duramente atingidos pelo distanciamento social e que isso gera um impacto sobre a saúde pública. O projeto também prevê, no entanto, que o poder público poderá restringir as atividades, desde que “com decisão fundamentada em normas sanitárias e de segurança pública, a qual indicará a extensão, motivos e critérios técnicos e científicos embasadores das restrições.”
LEIA TAMBÉM: PGM poderá atuar em ações contra servidores
Publicidade
Na semana passada, a prefeita Helena Hermany (Progressistas) assinou um decreto que reconheceu os templos religiosos como atividades essenciais, o que garante que permaneçam abertos em períodos de calamidade pública. Pelo decreto, as igrejas poderão sofrer limitações de ocupação de acordo com a situação. As medidas saem em meio a uma nova onda de casos de Covid-19, cujos rumos ainda são incertos.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade