A partir da próxima semana qualquer pessoa que tenha sintomas relacionados à Covid-19 será testada em Santa Cruz do Sul. A parceria entre o município e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com investimento da prefeitura de R$ 400 mil, adquiriu cinco mil testes.
LEIA MAIS: Prefeitura de Santa Cruz vai investir R$ 400 mil para realizar testes no município
Conforme o secretário de Saúde de Santa Cruz, Régis de Oliveira Júnior, falta ainda a entrega de matéria-prima para dar inícios aos procedimentos. A medida vai possibilitar, inicialmente, a realização de 50 a cem exames por dia. “Atualmente o Estado aceita material apenas dos pacientes graves, dos leves a coleta não é feita. Sem falar que demora de quatro a sete dias a entrega. Com essa melhoria poderemos ter dados mais específicos sobre a evolução epidemiológica no município, o perfil dos pacientes, para colocarmos em prática ações mais específicas e teremos ainda o resultado entre 24 e 48 horas.”
A Unisc possui um laboratório capaz de realizar essa testagem. Já para a leitura do DNA, a empresa ProfiGen do Brasil fará o empréstimo temporário de um equipamento capaz de realizar essa coleta de informações.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz participará de pesquisa inédita sobre avanço do coronavírus no RS
Além disso, ele salienta que o município tenta adquirir testes rápidos em massa para o coronavírus, que serão usados em profissionais de saúde e segurança. “Atualmente, quanto há sintomas, eles ficam 14 dias em isolamento. Assim ficará mais fácil saber os resultados.”
LEIA MAIS: ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE O CORONAVÍRUS
Publicidade