Chegou ao fim, nesta sexta-feira, 25, a etapa estadual do torneio do Serviço Social da Indústria (Sesi) de Robótica, o First Lego League Challenge (FLL), que neste ano foi sediado no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. O evento encerrou-se com premiação. Os jovens melhores colocados agora vão para a etapa nacional, que deve acontecer em março de 2023, em Brasília.
A grande vencedora foi a equipe Big Family, de Campo Bom. Em segundo lugar ficou o Aventura Lego, do Sesi de Santa Cruz, e o terceiro classificado foi o Tecnoway, de Caxias do Sul. O torneio foi realizado entre quinta e sexta-feira e contou com mais de 300 estudantes de escolas públicas e privadas de 15 municípios gaúchos, organizados em 46 equipes.
Nos projetos desenvolvidos, os alunos apresentaram soluções para o futuro da energia sustentável durante a competição. A gerente regional do Sesi-RS, Liege Teixeira, afirmou que o evento foi um sucesso. “O que a gente queria aconteceu, que era trazer essas crianças e adolescentes para esse mundo da pesquisa, da criatividade, da inovação, do trabalho em equipe, da troca entre eles”, comentou.
Publicidade
LEIA MAIS: Torneio Sesi de Robótica reunirá 46 equipes nesta quinta e sexta-feira
Liege acrescentou que todos os desafios apresentados para os estudantes foram bem executados. “Tudo o que eles fizeram foi o melhor. Isso repercute na vida deles para além do torneio. É o nosso grande propósito: apresentar esse mundo, inspirá-los no mundo da ciência, para que eles continuem buscando soluções para os problemas do cotidiano. A premiação é o coroamento de todo um trabalho que iniciou no começo do segundo semestre.”
Participaram do torneio jovens de 15 municípios. A sede do evento, Santa Cruz do Sul, contou com nove equipes; Porto Alegre e Gravataí, com seis; Montenegro e São Leopoldo, com cinco cada; Sapucaia do Sul, com três; Campo Bom, Guaporé e Parobé, com duas; e Canoas, Farroupilha, Horizontina, Pelotas, Sapiranga e Caxias do Sul, com uma equipe cada.
Publicidade
Como foi a competição
Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, os estudantes com idades entre nove e 16 anos construíram robôs baseados na tecnologia Lego Mindstorms, que devem ser programados para cumprir uma série de missões. A avaliação foi feita nas categorias Projeto de Pesquisa, Design do Robô, Desafio do Robô e o Core Values (trabalho em equipe). Os times foram compostos por uma equipe de dois a 10 integrantes. Juízes realizaram a avaliação.
LEIA TAMBÉM: Alunos da rede municipal participam de capacitação em robótica
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade