Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

COMUNICAÇÃO

Jovens talentos entram em ação no primeiro desafio do Aprendiz na Copa

Foto: Alencar da Rosa

Projeto vai oportunizar um ambiente de aprendizado para os jovens estudantes

Narrar, reportar, comentar e informar os ouvintes da melhor forma possível. Esses foram os desafios de sete jovens que participaram nessa quinta-feira, 24, de uma atividade do projeto Aprendiz na Copa, uma parceria da Rádio Gazeta FM 107,9 e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com apoio da Prefeitura. O objetivo é dar oportunidade aos jovens talentos para mostrarem as habilidades durante a transmissão de um jogo real de futebol.

Em um “estúdio” montado no Centro de Convivência da Unisc, os jovens Tális Andrey de Mello, Samuel Arthur Machado, Bruno Silveira Bicca, Guilherme Andriolo, Onira Madalena Soares Cardoso, Luís Augusto Koppe Filho e Gustavo Rafael Borges foram divididos em duas equipes, que narraram o jogo Brasil x Sérvia (2 a 0 para o Brasil), pela primeira rodada do Grupo H da Copa do Mundo.

LEIA MAIS: Aprendiz da Copa: conheça os participantes do projeto

Publicidade

Supervisor de esportes da Rádio Gazeta, o jornalista Rodrigo Vianna explicou que, pela primeira vez, os jovens puderam sentir na pele como é participar de uma transmissão onde precisaram desempenhar todos os papéis de uma equipe esportiva. “Em cada jogo do Brasil, eles terão tarefas entre as quatro funções do rádio: narração, reportagem, comentário e plantão esportivo. Eles se revezarão nas funções dentro do mesmo time e depois haverá uma avaliação entre dois integrantes da Rádio Gazeta e dois da Unisc”, explicou Vianna, narrador da Rádio Gazeta há 16 anos e um dos avaliadores do desempenho dos jovens talentos, junto com o comentarista esportivo Marcos Rivelino.

Por parte da Unisc, os professores Patrícia Schuster e Willian Araújo foram escalados para analisar o trabalho. Coordenador do curso de Comunicação Social, Araújo se disse emocionado com o papel desempenhado pelos participantes do Aprendiz na Copa, que deixaram de lado o nervosismo para entrar em ação no microfone da Gazeta. “Foi muito legal ver jovens de 16, 17 anos fazendo uma transmissão tranquila e cheia de informação e emoção.” Após a vitória por 2 a 0 do Brasil, os jovens ainda participaram de um programa transmitido ao vivo pelo YouTube, direto do laboratório de radiojornalismo da universidade.

LEIA TAMBÉM: A bola já está em jogo no Aprendiz da Copa

Publicidade

Estreia do Brasil foi prova de fogo para participantes do Aprendiz na Copa

A estudante secundarista Onira Madalena Soares Cardoso, de 17 anos, sempre foi apaixonada por futebol. Ela confessa que sentiu um forte nervosismo ao assumir o microfone em um jogo da Seleção Brasileira, quando teve que comentar e reportar as jogadas que estava acostumada a acompanhar no estádio e no radinho. “Nervosismo é a palavra que define tudo, literalmente. Olhando de fora, não temos noção do que eles passam naquela cabine. Mas no final tudo dá certo”, disse a aluna da Escola Goiás.

Estudante do segundo semestre do curso de Comunicação Social da Unisc, Luís Augusto Koppe Filho comemorou a oportunidade de desempenhar o papel de comunicador esportivo antes mesmo de estar no mercado de trabalho. A transmissão real de um jogo de futebol foi um grande aprendizado para ele, que sonha em ser repórter nos gramados. “Hoje, reparei que é bem complicado. Eu achava que era um negócio simples, que era só olhar o futebol e comentar por cima, mas não, tem que estar atento a todos os detalhes e ver como reagir no assunto”, afirmou. Ele teve a oportunidade de narrar o golaço de Richarlison, o segundo do jogador na partida.

LEIA TAMBÉM: Holanda empata com o Equador e grupo A fica embolado

Publicidade

Antes de entrar em ação, os jovens tiveram apoio de dois profissionais da Gazeta Grupo de Comunicações. Leandro Porto, repórter e apresentador da Rádio Gazeta, ficou responsável por uma das equipes esportivas, enquanto o repórter da Gazeta do Sul João Cléber Caramez orientou o outro time.

Porto avaliou que os jovens desempenharam bem as funções, mesmo com o nervosismo da estreia. “Eles começaram a se soltar durante o jogo e o fim da jornada foi bom. Para a próxima, estarão mais tranquilos”, afirmou. “Eles tinham muita informação, a pesquisa foi bem feita, e isso ajudou. Quando trocavam as posições, conseguiam trabalhar bem e isso foi mérito deles.”

LEIA TAMBÉM: Estreia do Brasil na Copa agitou os bares do Centro de Santa Cruz

Publicidade

Guilherme Andriolo teve a oportunidade de narrar um golaço do Brasil. No segundo tempo, o atacante Richarlison marcou o gol que fechou a vitória brasileira por 2 a 0 sobre a Sérvia. Para quem estava acostumado apenas a narrar de brincadeira em jogos de videogame, foi uma grande experiência, disse o estudante da Escola Educar-se. “Jogando no Fifa, às vezes eu narrava meus gols, mas nada como fazer isso em uma partida de verdade, com jogadores reais. É uma experiência completamente diferente, mas muito boa. Foi muita emoção, alguns tropeços mas tudo certo. E que venha o hexa.”

O Aprendiz na Copa segue durante a participação brasileira na Copa do Mundo do Catar. A próxima experiência será durante o jogo Brasil x Suíça, nesta segunda-feira, 28.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.