Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

REPRESENTATIVIDADE

Semana da Consciência Negra escolhe corte em Santa Cruz

Carmen Rejane Thomaz, 64, e Pedro Paulo Thomaz, foram coroados Rainha e Rei da Ancestralidade

O sábado, 19, foi dia de coroação na programação da Semana da Consciência Negra de Santa Cruz do Sul. O evento, realização do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (Compir), Unisc e Prefeitura Municipal, apresentou os escolhidos para os títulos de Rei, Rainha, Príncipe e Princesa Afro 2022.

A iniciativa não segue os moldes dos concursos de beleza e busca valorizar a trajetória de vida das pessoas mais antigas da comunidade e também estimular a autoestima dos mais jovens. Presidente do Compir, Vera Lúcia da Silveira destacou que tal abordagem foi definida a partir das demandas e relatos de discriminação que chegam até o conselho.

Conforme Vera, foi um momento bastante rico, onde os eleitos apresentaram um pouco de sua história e suas aspirações. “Foi a primeira edição desta proposta, coma valorização das raízes afro-brasileiras e das pessoas e seus pensamentos”, avaliou.

Publicidade

LEIA MAIS: Gersi Rodrigues recebe homenagem em reinauguração do ginásio do Bairro Bom Jesus

A apresentação da corte foi precedida pelo almoço, onde o prato principal foi a feijoada. Marisa Pereira, de 63 anos, foi escolhida Rainha Afro 3ª Idade; Carmen Rejane Thomaz, 64, e Pedro Paulo Thomaz, foram coroados Rainha e Rei da Ancestralidade; Lucia Lauane Soares, 21, e William Rodrigues Queiroz, 22, foram eleitos princesa e príncipe.

William Queiroz destacou que o título aumenta sua responsabilidade social. Ele lembra que muitas pessoas já tombaram por causa do preconceito racial e em relação à orientação sexual. Ele sente-se no dever de lutar contra todas as formas de discriminação. “Ser negro e militante do movimento LGBTQIA+ é minha essência, não minha sentença”.

Publicidade

O evento foi encerrado com apresentações dos grupos Shake e Pagode do Sebá. Ainda, durante a tarde de sábado, houve mais uma etapa da programação. O Momento Literário: Autoras e autores negros ocorreu no Secret Spot Garden Bar.

LEIA MAIS: Cíntia Luz: uma mulher em movimento

No domingo, 20, à tarde, haverá encontro na praça Getúlio Vargas, com música, oráculos, quitutes afro-brasileiros e o tradicional bate-folhas, uma prática ancestral para o alívio das energias densas e reforço das boas energias.

Publicidade

No dia 21, às 19h30min, a programação encerra com a gravação do programa Compir comunica – O racismo, a história, políticas públicas, na Unisc. O conteúdo será disponibilizado no canal da universidade no Youtube e nas redes sociais do Compir no Facebook e Instagram.

Confira o restante da programação

  • 20/11 – Compir na Mãe Natureza, meio ambiente, saúde e vida, 9h30min. Entrada da cascata do Acesso Grasel
  • 20/11 – Encontro Comunitário na Praça Matriz, com os grupos Shake e Pagode do Sebá, 15h
  • 21/11 – Gravação do programa Compir comunica – O racismo, a história, políticas públicas (Unisc), 19h30min

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.