Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PRESERVAÇÃO DESDE CEDO

Escola Ernesto Alves realiza desfile de moda com peças feitas de materiais recicláveis

Alunos da Escola Estadual Ernesto Alves de Oliveira, de Santa Cruz do Sul, realizaram na noite dessa sexta-feira, 18, um desfile de moda no ginásio da instituição. As peças apresentadas ao público foram confeccionadas pelos estudantes durante as aulas a partir de materiais reciclados como papel, papelão, sacolas e copos plásticos, tecidos reutilizados, jornais e TNT. Mais de uma centena de trajes foram apresentados para a plateia, composta pela comunidade escolar e autoridades convidadas.

Batizado de Ernesto Alves Fashion Week, o evento recebeu uma estrutura de passarela, onde os modelos puderam desfilar e exibir as roupas ao público. As turmas envolvidas estavam presentes e aplaudiam cada vez que um novo aluno era chamado, como se integrassem uma torcida. A criatividade, tanto para definir os materiais a serem utilizados como o desenho dos trajes, chamou a atenção e evidenciou o talento e a aptidão dos adolescentes para a atividade.

LEIA TAMBÉM: Escolas vão receber 200 jogos educativos da Unisc

Publicidade

Conforme o professor Antônio Petry, responsável pelo projeto, o trabalho envolveu as turmas do segundo e terceiro ano do Ensino Médio que têm a disciplina de Artes. Ele explica que as primeiras etapas envolveram aulas sobre empreendedorismo e coleta de materiais recicláveis pelos alunos, professores, funcionários e seus familiares. “Quando começaram as aulas no início do ano eles criaram os croquis, ou seja, os desenhos do que eles gostariam de criar.” Ressalta ainda a preocupação com a preservação do meio ambiente, um tema cada vez mais relevante.

Com o planejamento estabelecido, os estudantes foram divididos em grupos e deram início aos trabalhos, que incluíram seleção dos modelos, obtenção das medidas e a costura das peças. “Eles quiseram demonstrar, por meio desses conceitos das roupas que fizeram, que é possível trabalhar com os materiais que são descartados”, salienta. O professor revela que a ideia é expandir o projeto para as turmas de outros níveis da instituição, com o propósito de aumentar cada vez mais a consciência da preservação do meio ambiente entre os alunos.

LEIA TAMBÉM: Inscrições para o Vestibular de Verão da Unisc terminam na próxima segunda-feira

Publicidade

Já a diretora Janaína Venzou destacou a proposta inovadora e o empenho das turmas participantes. “Eu gosto de desafiar os nossos estudantes, porque se isso não for feito, nós não conseguimos descobrir quais são os talentos deles.” Ela falou ainda sobre a importância de incentivar a criatividade, o pensamento crítico, o trabalho em equipe e a integração entre os colegas. “É mais um momento onde a escola está dando a oportunidade para que eles sejam os protagonistas de algumas ações, além de mostrar para a comunidade que eles têm um grande potencial, só precisam ser estimulados.”

LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE EDUCAÇÃO NO PORTAL GAZ

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.