Novembro é o mês de conscientização quanto à prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, uma das doenças que mais afetam os homens. Em Sobradinho a campanha Novembro Azul está ativa, mas, neste ano, além de proporcionar aos homens um valor mais acessível ao realizar o exame, a mesma abrangerá ainda crianças assistidas pela Assistência Social de Sobradinho, onde quem realizar o exame, está convidado a doar um brinquedo novo ou usado.
Falando sobre a campanha, estiveram participando do programa Giro Regional na manhã de segunda-feira, 14 de novembro, a secretária de Assistência Social de Sobradinho, Patrícia Kegler, juntamente com Carina Busatto Seitenfus, do Laboratório Biomédico e J&R. Para Patrícia, a ação é uma prevenção que vai fazer uma criança feliz. “Eles estão nos proporcionando isso para podermos ver um sorriso no rosto de cada criança que hoje é atendida no CRAS. Muitas destas famílias têm o dinheiro contado para comprar o arroz ou feijão, mas não têm como comprar um brinquedo para o filho. Hoje atendemos em média 120 famílias e, deste número, algumas crianças têm irmãos em casa, que a gente também não vai deixar sem. Vamos trazer até o CRAS e conseguir atender essa demanda, deixando todos felizes e fazendo um Natal melhor para essas famílias”, destaca.
LEIA MAIS: Câncer de próstata: tecnologia é aliada ao tratamento
Publicidade
Quanto aos exames oferecidos aos homens por um valor mais acessível, Carina salienta que o exame inicial realizado é o PSA (Antígeno Prostático Específico), o qual trata-se de um simples exame de sangue, que não necessita de jejum. “Pode chegar no laboratório e fazer a coleta do sangue em qualquer horário. Este exame é um dos indicadores para detecção do câncer de próstata. Mas lembrando que não é um exame isolado, não é só ele que vai fazer o diagnóstico”. Ela explica ainda que para diagnosticar o câncer de próstata são necessários dois exames. “São eles, o PSA, juntamente com o exame de toque, que os médicos geralmente orientam para homens acima dos 45 anos de idade, sendo esse público que queremos alcançar com essa campanha. A ação envolve a doação de um brinquedo novo ou usado, mais 20 reais para o exame do PSA. Lembrando que o resultado deve ser levado ao médico, pois é ele quem vai fazer a avaliação, e tendo algum sintoma, esse exame auxiliará no diagnóstico”, explica.
Carina destaca ainda que os laboratórios estão à disposição caso alguém queira fazer uma doação de brinquedos, mesmo sem realizar o exame, salientando ainda a ação nos laboratórios Biomédico e J&R da região. “Em Candelária esta campanha também está acontecendo, bem como aqui na região. Temos o Biomédico em Lagoa Bonita do Sul e Passa Sete. As pessoas que quiserem levar brinquedos mesmo sem necessidade de realizar o exame, estaremos coletando”, conclui.
LEIA MAIS: Novembro Azul esclarece e alerta sobre o câncer de próstata
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!