Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAÚDE

Dia Mundial da Diabetes é celebrado nesta segunda; saiba como prevenir a doença

Foto: Pixabay

O Dia Mundial da Diabetes é celebrado desde 1991 em 14 de novembro, data de aniversário de Sir Frederick Banting, co-descobridor da insulina, juntamente com Charles Best. O tema adotado para as campanhas dos anos de 2021 a 2023 é Acesso aos Cuidados da Diabetes.

Novos números da 10ª edição do Atlas de Diabetes da International Diabetes Federation (IDF), de dezembro de 2021, revelam que 537 milhões de adultos em todo o mundo vivem com a doença, o que indica um aumento global contínuo na prevalência e confirma a diabetes como um desafio global significativo para a saúde e o bem-estar de indivíduos, famílias e sociedades.

LEIA TAMBÉM: Dia Nacional do Diabetes: pacientes devem buscar qualidade de vida

Publicidade

O Brasil é o sexto país com maior incidência de diabetes no mundo e o primeiro na América Latina, segundo o Atlas do Diabetes 2021. A estimativa é que, até 2045, a doença afete 23,2 milhões de adultos brasileiros.

Cássia Pacheco, biomédica do laboratório Ana Nery

A biomédica do laboratório Ana Nery, Cássia Pacheco, explica que a diabetes é uma doença crônica, causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio que promove o aproveitamento da glicose como energia para o nosso corpo e que caracteriza-se por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

LEIA TAMBÉM: Diabetes: fique alerta para os cuidados com doença

Publicidade

A diabetes é a principal razão de doenças renais. Também é causa comum de amputações não traumáticas e pode ocasionar cegueira. Além disso, os portadores têm risco aumentado de desenvolver doenças cardíacas e cerebrovasculares.

Prevenção

Michelle Lersch, biomédica do laboratório Ana Nery

Pessoas que desejam ter uma vida longa e saudável precisam saber como prevenir a diabetes. Embora essa doença tenha um forte componente genético e não possa ser totalmente evitada, o estilo de vida funciona como um gatilho para o desenvolvimento. Segundo Michelle Lersch, também biomédica do laboratório Ana Nery, saber quais são os fatores de risco para o desenvolvimento da doença e como alterar precocemente os hábitos comportamentais pode evitar o aparecimento da diabetes e de outras complicações.

LEIA TAMBÉM: Pandemia aumenta fatores de risco para diabetes em crianças e adolescentes, aponta estudo americano

Publicidade

“Além de mudar seus hábitos, é possível se prevenir realizando alguns exames, como a hemoglobina glicada, por exemplo. Esse exame avalia a fração da hemoglobina, proteína dentro do glóbulo vermelho, que se liga à glicose. Os valores da hemoglobina glicada irão indicar se a pessoa está ou não com hiperglicemia, iniciando uma investigação para diabetes”, esclarece Michelle.

  • Mantenha uma dieta saudável
  • Faça exercícios físicos regularmente
  • Mantenha o peso saudável e perca a barriga
  • Fique longe do álcool e do cigarro
  • Faça avaliações médicas periodicamente

LEIA TAMBÉM: Diabete tipo 1 causa complicações em 31% dos adolescentes no Brasil

Semana de prevenção da diabetes

O Laboratório Ana Nery apoia essa causa e estará oferecendo 100 exames de hemoglobina glicada gratuitos. Acesse o link da bio do Instagram @labananery e preencha o formulário. A equipe do laboratório vai entrar em contato para marcar o exame. Lembrando que as vagas são limitadas.

Publicidade

Sintomas

  • Muita sede e boca permanece seca
  • Cansaço rápido e fraqueza
  • Aumento de apetite
  • Urina em excesso
  • Emagrecimento sem causa aparente

LEIA TAMBÉM: Amputações: número de casos cresce no Brasil e mais da metade envolve diabete

Principais tipos de diabetes

A diabetes pode ser dividida em quatro principais tipos:

  • Tipo 1: é o menos comum e surge desde o nascimento, sendo considerado uma doença autoimune, já que o próprio sistema imune ataca as células do pâncreas responsáveis por produzir a insulina. Assim, a insulina não é produzida, a glicose não é transportada para as células e acaba se acumulando no sangue.
  • Tipo 2: é o mais comum e acontece devido a uma resistência à insulina que surge ao longo da vida, normalmente devido a maus hábitos alimentares. Essa resistência diminui a ação da insulina no corpo e faz com que a glicose acabe se acumulando no corpo.
  • Gestacional: é uma ocorrência que se manifesta apenas durante a gestação e que está relacionada com a produção, pela placenta, de outros hormônios que bloqueiam a ação da insulina.
  • Pré-diabetes: acontece quando o nível de açúcar no sangue está aumentado mas ainda não é o suficiente para fazer o diagnóstico.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.