A Prefeitura de Santa Cruz do Sul deve lançar, nos próximos dias, uma medida que irá beneficiar estudantes com autismo das redes pública e privada. A prefeita Helena Hermany deverá encaminhar à Câmara de Vereadores um projeto de lei para a substituição do sinal sonoro que avisa os horários de entrada, intervalos e saída dos educandários.
A ideia foi apresentada pela advogada e assessora jurídica do gabinete do vice-prefeito Elstor Desbessell, Adriele Vargas. Ela, que tem crianças com o transtorno em seu círculo familiar, sensibilizou-se com o problema ao ser surpreendida com o volume e características do sinal quando visitava uma escola.
LEIA TAMBÉM: Centro de Referência em Autismo já prestou 500 atendimentos
Publicidade
Para Adriele, os sinais sonoros tradicionais são muito altos e assustam as crianças autistas. “Ainda é preciso muita evolução por parte da sociedade no que diz respeito à inclusão. Isso sem contar nas outras milhares de pequenas e grandes mudanças que fazem parte da rotina e da vida de um autista que necessitam do nosso olhar atento, empático e sempre inclusivo”, comentou.
Na avaliação da advogada, os sinais sonoros podem ser substituídos por luzes de alerta ou sinais musicais harmoniosos nos horários de entrada e saída, troca de períodos e recreio. “Essa ideia veio à tona depois de um vídeo que divulguei nas redes sociais, sobre o barulho causado por este tipo de sinal, e estou recebendo muito apoio das pessoas e de mães de alunos com autismo”, declarou.
LEIA TAMBÉM: Os desafios do diagnóstico de autismo em adultos
Publicidade
A prefeita Helena Hermany recebeu a sugestão de forma muito positiva. “Toda sugestão que busca trazer melhorias ao ambiente escolar e torná-lo mais acolhedor deve ser tratada com muito carinho. Nosso Governo trabalha por uma sociedade mais inclusiva e será muito importante levar essa melhoria aos estudantes autistas”, avaliou.
Para o secretário municipal de Educação, Wagner Machado, trata-se de uma medida de fácil implementação, mas que gerará grandes benefícios. “Precisamos garantir um espaço educacional que garanta a todos a plena oportunidade de aprendizado e desenvolvimento. Esta ação terá um reflexo positivo na vida de muitas crianças”, finalizou.
LEIA TAMBÉM: Pesquisa inédita no Estado aponta que para cada quatro meninos existe uma menina com autismo
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!