O movimento Novembro Azul traz consigo uma oportunidade de falar sobre prevenção e combate ao câncer de próstata. Em Santa Cruz do Sul atividades serão realizadas nos postos de saúde, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), e devem envolver a comunidade nas discussões sobre o tema.
Conforme a Prefeitura, durante todo o mês, a decoração com balões, fitas e outros adereços em tons de azul deve chamar a atenção nos postos. Nas salas de espera e nos grupos de hipertensos e diabéticos, a conversa vai girar em torno de cuidados preventivos, tabus que rondam o comportamento masculino, a importância de se ter uma vida repleta de hábitos saudáveis, a necessidade da atividade física constante, entre outros assuntos. As equipes também vão concentrar esforços para incentivar usuários a realizar testes rápidos.
Neste período, os agentes de saúde também vão intensificar junto ao público masculino, durante as visitas domiciliares, orientações acerca de ações preventivas. Material informativo com foco na saúde do homem será disponibilizado para a comunidade. Para saber detalhes das atividades em alusão ao Novembro Azul, o usuário deve procurar a unidade básica de saúde ou estratégia de saúde da família mais próxima.
Publicidade
LEIA MAIS: Câncer de mama também atinge os homens