Pela primeira vez em 24 anos, a tribuna da Câmara foi ocupada ontem por cidadãos durante uma sessão ordinária. Regulamentada na esteira da reforma regimental aprovada em agosto, a Tribuna Popular voltou a funcionar, o que não acontecia desde o final dos anos 1990.
LEIA TAMBÉM: Novo regimento interno atualiza funcionamento da Câmara; veja o que vai mudar
A legislação prevê que, na primeira sessão de cada mês, até duas pessoas utilizem o espaço de até dez minutos na abertura dos trabalhos, mediante inscrição prévia. Em outubro, quando a regra já estava em vigor, não houve inscrições. Nessa segunda-feira, houve dois pronunciamentos. A prerrogativa é restrita a representantes de entidades.
Publicidade
A primeira manifestação coube a Patrick Molz, que falou em nome da Associação Cultura Recreativa Esportiva Beneficente Imigrantes (Acrebi). O tema foi a festa dos 170 anos da imigração alemã em Rio Pardinho. Na sequência, quem ocupou a tribuna foi o presidente do Sindicontábil Vale do Rio Pardo, Ernani Baier, que falou sobre a importância da destinação de Imposto de Renda para entidades locais.
Após os discursos, ambos elogiaram a reinauguração da tribuna. “Realmente é um espaço democrático”, disse Molz. “Louvamos a iniciativa e achamos que é mais um processo bem encaminhado de interlocução da Câmara com a população”, opinou Baier.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!