Aproveitando que em 2022 o Banco do Brasil (BB) comemora 80 anos de instalação em Santa Cruz do Sul, vamos lembrar dos locais onde ele já funcionou. Aberto em 25 de abril de 1942, o BB começou como subagência, jurisdicionada pela regional de Cachoeira do Sul.
O primeiro endereço foi na Rua Ramiro Barcelos, 1.109, onde mais tarde funcionou o Sulbanco. O prédio ainda existe e abriga a Aviamentos Barbian. Eram apenas três pessoas na época: Theophilo Ávila de Araújo (agente), Ortti Purper (assistente) e o funcionário Waldir de Freitas. Um ano depois, Purper foi nomeado gerente, ficando no cargo até janeiro de 1970. Ele foi o mais longevo dos gerentes.
Com a rápida expansão, logo o BB precisou de espaço maior, passando então para a Rua Marechal Floriano, 630 (onde depois foi a loja de móveis da Comercial Rex). Hoje, ali está a loja Becker. O prédio foi alugado de Arnaldo Hennig. A instituição não parava de crescer e, por isso, a direção decidiu construir uma ampla e moderna sede.
Publicidade
Em julho de 1961 foi inaugurada a nova agência, na esquina das ruas Borges de Medeiros e Tenente Coronel Brito. O prédio hoje está fechado e já abrigou órgãos da Prefeitura. Com três andares, era um dos mais modernos do Estado, com 1,5 mil metros quadrados.
Finalmente, em 28 de setembro de 1979, o banco inaugurou a sede definitiva na cidade. O majestoso edifício fica na Rua Marechal Deodoro, 512, com 3.098 metros quadrados.
* Pesquisa: Arquivo da Gazeta do Sul
Publicidade
LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ AUGUSTO BOROWSKY
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade