O novo código de limpeza urbana de Candelária entra em vigor no dia 4 de novembro. A Câmara de Vereadores aprovou neste ano as medidas que atualizam as regras vigentes desde 2000, com a adequação à lei federal. Isso significa que a população vai precisar se ajustar também às novas regras relacionadas à limpeza urbana.
Com o novo código, os resíduos verdes resultantes de podas e cortes de árvores e arbustos e da limpeza de jardins de áreas particulares serão responsabilidade do cidadão. Dessa forma, o descarte terá que ser providenciado pelo responsável, que poderá contratar uma empresa especializada para a coleta. Já no período entre maio e agosto, o recolhimento de áreas particulares poderá ser solicitado à Prefeitura, por meio de pagamento de uma taxa e agendamento prévio.
A outra mudança se relaciona aos resíduos sólidos de construção civil, cujo descarte também passa a ser de responsabilidade do cidadão que realizar a obra. Com o novo código, sempre que um novo projeto for aprovado, o responsável pelo serviço receberá, da Secretaria de Planejamento, uma cartilha com informações sobre o manejo e o descarte dos resíduos sólidos. Diante disso, houve o desenvolvimento de uma campanha para o melhor entendimento da população, que tem como lema “Cidade Limpa é responsabilidade de todos”.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Candelária registra primeiro incêndio em estufa de tabaco da safra
Com o objetivo de ampliar a divulgação das novas regras, foi acertado com o gerente da Corsan, Joanei Antonelli, a distribuição do fôlder junto com a conta de água no próximo mês. Além disso, na última quarta-feira, o coordenador municipal do Meio Ambiente, Valter Fernando Schmidt Auler, e o engenheiro ambiental Roberto Pilz participaram de uma reunião com as agentes comunitárias de saúde para repassar informações a respeito das mudanças impostas pelo novo código.
O prefeito Nestor Ellwanger lembra que essas regras não são uma escolha da administração municipal, mas impostas por legislação federal. “Estamos tratando aqui de resíduos de áreas particulares. O descarte dos resíduos das áreas públicas, incluindo as calçadas, seguirá sendo feito pela Prefeitura”, explica o prefeito.
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade