A Semana Santa deste ano será diferente por conta da pandemia do coronavírus. No lugar de um período com fiéis lotando as igrejas, o ritual será transferido para a casa de cada um, no acompanhamento virtual das celebrações. Neste sábado, 4, o Portal Gaz transmite a missa das 17 horas na Catedral São João Batista, de Santa Cruz do Sul. A partir de domingo, 5, as transmissões serão pelo endereço facebook.com/mitrascs. A Missa de Ramos terá início às 9 horas. Na quarta-feira, a Missa dos Santos Óleos será às 18h15. Já na quinta-feira, a celebração de Lava-pés, desta vez sem o ritual, acontece às 19 horas. A missa da sexta-feira da Paixão está marcada para as 15 horas. No sábado de Aleluia, a missa será às 19 horas. Já no domingo de Páscoa, a celebração ocorre às 9 horas.
O padre Roque Hammes aconselha o uso de símbolos a cada dia, como os ramos neste domingo, a bacia com água na quinta, a cruz na sexta e a vela no sábado. Os atendimentos podem ser feitos pelo telefone 3713 3733.
Em Rio Pardo, as celebrações na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário serão transmitidas pela internet no endereço facebook.com/spvideoprodutora. Neste domingo de Ramos, a missa começa às 9 horas. Na quinta-feira e no sábado, as missas serão às 19h30, e na sexta da Paixão, às 15 horas. Já no domingo de Páscoa, a missa terá início às 9 horas. Não haverá procissão e encenação da Paixão. Os atendimentos são realizados por telefone, no número 3731 1317. O pároco Joacir Meotti orienta os fiéis a enfeitarem as casas com ramos verdes e fitas ou panos vermelhos neste domingo.
Já em Candelária, as celebrações na Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária, do pároco Lucas Del’Osbel, terão transmissão pela internet no endereço facebook.com/nossasenhoracandelaria/. Neste domingo de Ramos, a missa começa às 8h30. As famílias podem pegar os ramos verdes que ornamentam as casas e passar de carro em frente à igreja para receber a bênção, logo após a missa. Na quinta-feira, a missa começa às 19 horas e as pessoas podem colocar uma bacia com água na frente de casa para representar o ritual do Lava-pés. Na sexta-feira, a missa é às 15 horas e os fiéis podem colocar crucifixos na porta de casa para representar a Paixão de Cristo. Não haverá a tradicional subida ao Botucaraí. No sábado de Aleluia, a celebração ocorre às 19 horas e os fiéis podem acender uma vela e colocar na frente de casa. No domingo de Páscoa, o símbolo a ser usado pelas pessoas é o pão envolto em um ornamento de flores. A missa será às 8h30, sem procissão. Atendimentos podem ser feitos pelo número 3743 1542.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Eles enfrentam o perigo por amor ao próximo
Igreja Luterana
As transmissões dos cultos serão realizadas pela página do pastor Márcio A. Trentini no Facebook. Neste domingo, o Portal Gaz transmite o culto das 9h30. Na quinta-feira, a celebração será às 19h30, enquanto na sexta e no sábado, a partir das 20 horas. No domingo de Páscoa, o culto está marcado para as 9h30. O pastor recomenda o acesso ao site luteranos.com.br para mais informações e transmissões.
Solidariedade
O Templo de Umbanda Pai Ogum Beira-Mar e Mãe Oxum, do Bairro Esmeralda, em Santa Cruz do Sul, está recebendo doações de alimentos para ajudar pessoas carentes dos bairros da Zona Sul. O pai de santo Antônio de Ogum destaca que, por conta da pandemia do coronavírus, aumentou o número de necessitados que precisam de alimentos. A comunidade pode fazer as doações de alimentos não-perecíveis e produtos de higiene e limpeza no templo (Rua Cambará, 530). Serão montados kits e cestas básicas para doação às famílias.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Gazeta distribui 4 mil flores em Santa Cruz neste sábado