Natural de Porto Alegre, Gabriel Vieira de Souza cresceu em Tramandaí. Aos 38 anos, divide-se entre as atividades políticas em Porto Alegre e o trabalho como médico veterinário no Litoral Norte. É casado e tem uma filha de cinco anos.
LEIA MAIS: Apoio na Assembleia e situação financeira: os principais desafios de Leite
Souza, que também tem formação em Direito, ingressou na juventude do MDB ainda na adolescência. Sua primeira eleição, para deputado estadual, foi em 2014 e já neste primeiro mandato foi líder do governo de José Ivo Sartori na Assembleia. Após ser reeleito, presidiu o Legislativo no ano passado. Antes de concorrer pela primeira vez, foi assessor do ex-deputado Eliseu Padilha e secretário municipal em Tramandaí.
Publicidade
A vitória da chapa alça Souza à posição de principal líder do MDB no Estado e representa uma perda de poder para lideranças históricas da sigla que se opuseram à aliança com Leite, inclusive o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, que apoiou Onyx e era visto como o nome mais provável para concorrer a governador em 2026, inclusive em função da vitória de Leite na Capital. Souza, agora, torna-se o mais cotado para a sucessão do tucano.
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade